O consumo excessivo de frutas e sucos cítricos pode prejudicar a saúde dos dentes, devido a quantidade de ácidos que podem contribuir para enfraquecer e corroer o esmalte. Saiba mais!

Por Kelly Miyazato

Aguarde 30 minutos após as refeições para iniciar o processo de escovação
Foto: Danilo Borges

Sabemos que cuidar dos dentes não é uma tarefa fácil, principalmente quando consumimos alimentos cítricos. Os ácidos das frutas cítricas como: morango, kiwi, tomate, laranja, limão, abacaxi, tamarindo e tangerina possuem substancias ácidas, enfraquecem os dentes e corroem o esmalte.

De acordo com Rogério Penna – cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia NOAC Odontologia (GO), o consumo desses alimentos em excesso pode representar um risco aos dentes. “É preciso estar atenta à limpeza dos dentes após as refeições; faça um bochecho com bastante água para eliminar a acidez; espere cerca de 30 minutos para escovar os dentes, caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária. A saliva desempenha a função de agir durante a espera, ao fazer a normalização do nível de acidez na boca, devolve os minerais aos dentes”, recomenda.

Além do consumo de frutas e sucos cítricos, outros alimentos como vinagres, refrigerantes e vinhos também causam erosões ácidas nos dentes. “O alimento cítrico corroí o esmalte dos dentes, que é a proteção dos dentes. Em casos graves, o esmalte desmineralizado combinado com uma má escovação, bruxismo (hábito de ranger os dentes), entre outros fatores, podem levar à perda dental. É preciso passar fio dental, escovar os dentes e língua após ingerir tais alimentos”, explica Penna.

Vale ressaltar que embora haja a ressalva, os alimentos possuem vitaminas e não devem ser descartadas do cardápio. “Não restrinja o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como é o caso das frutas cítricas. O suco da laranja, por exemplo, é saudável e deve ser consumido. Comer um alimento ou ingerir bebida ácida não causa problema, desde que não sejam ingeridos com frequência, pois do contrário poderá desgastar a dentição” reforça o especialista.

 

* Agradecimentos ao Rogério Penna – cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia NOAC Odontologia (GO).