Passar o sabonete, enxaguar e hidratar: parece fácil? Saiba que você pode estar cometendo alguns erros na hora de lavar o rosto. Veja quais são e corrija!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Araujo

Conheça os erros na hora de lavar o rosto

Nada de lavar o rosto com água quente, ok?

Foto: Shutterstock

Você achava que tinha dominado a rotina básica: passar o sabonete, enxaguar e partir para a próxima tarefa. Mas se sua pele continua com os mesmos problemas de sempre, talvez seja hora de olhar mais de perto seu jeito de lavar o rosto.

1. Você está usando sabonete para o corpo no rosto

A pele do rosto é completamente diferente da do resto do corpo e, por isso, merece tratamento especial. Os sabonetes de banho tradicionais, por melhor que sejam, possuem ação detergente mais agressiva, que pode ressecar e irritar a face. “Os específicos para o rosto, em geral, são mais suaves e mantêm o pH natural da região”, completa Thaís.

2. Você retira os produtos da pele rápido demais, sem deixar que eles ajam

A maioria dos produtos precisa de mais tempo para agir, principalmente os sabonetes criados para combater a acne. Para conseguir todos os benefícios deles, deixe que ajam durante um minuto antes de enxaguar.

Leia mais:

Invista nesses 12 truques de top especialistas para ter a pele linda

Conheça novo truque das americanas para deixar a pele mais jovem e saudável

3. Você não está escolhendo os produtos certos

Não é à toa que existem produtos de limpeza específicos para cada tipo de pele: usar diariamente itens incompatíveis pode agravar casos de acne, oleosidade e ressecamento. “Quando escolhidos de maneira correta, os sabonetes para rosto trazem benefícios como controle do brilho e fechamento de poros, para peles oleosas, e manutenção da hidratação, para peles secas”, explica a dermatologista Thaís Jerez, de São Paulo.

4. Você está usando água quente para lavar o rosto

Por mais tentada que fique em fazer a limpeza dentro do banho quente, resista! “A água em temperaturas elevadas estimula a atividade das glândulas sebáceas e, por isso, aumenta a oleosidade da pele”, explica Thaís. O ideal é que o enxágue seja feito com água fria, que contrai os poros e diminui a produção de óleo.

5. Você está lavando o rosto com as mãos sujas

Antes de aplicar qualquer produto sobre a pele, lave as mãos. Como elas estão sempre entrando em contato com outros objetos e pessoas, podem acabar levando bactérias para o rosto – mesmo que não estejam visivelmente sujas. Então, sabonete nelas primeiro!