A antocianina está com tudo: ela protege a pele, clareando manchas, combatendo rugas e prevenindo o câncer de pele. Saiba como aproveitar esses benefícios

Texto Amanda Nicácio | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo

Antocianinas previnem rugas, manchas e câncer de pele

Antocianinas previnem rugas, manchas e câncer de pele

Foto: Christian Parente

Quando o assunto são cuidados com a pele, a antocianina – substância responsável por dar o pigmento a flores, frutas e vegetais que possui altíssimo poder antioxidante e anti-inflamatório – se mostrou imbatível. “Ela combate os radicais livres de modo que o seu consumo regular é capaz de impedir a perda progressiva e acelerada do colágeno e da elastina da pele, evitando rugas e flacidez”, explica Maurício Pupo farmacêutico especialista em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento (SP). Além disso, ela ajuda no clareamento da pele, previne o aparecimento de manchas escuras no rosto – também conhecidas como melasma –, o fotoenvelhecimento e o tão temido câncer de pele.

O seu diferencial é que protege o DNA e funciona até como filtro solar de uso oral quando manipulada na quantidade certa. “Para garantir um efeito preventivo na pele, o consumo diário de uma alta dose (duas porções generosas diárias) de mirtilo é suficiente”, aconselha Maurício Pupo. As antocianinas se degradam em cremes, o que torna o seu uso tópico inviável, por isso, a melhor opção é investir nos alimentos e nas cápsulas.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318