Protetor solar é necessário para todas as épocas do ano, inclusive no inverno! Veja como manter a pele longe do fotoenvelhecimento, hidratada e protegida

Reportagem: Caroline Sarmento

protetor-texto

Proteja a pele com o protetor solar,
até mesmo nos dias em que o sol não tem grande exposião
Foto: Rodrigo Santana

Os raios solares não tiram férias nem nas épocas mais frias, tornando o uso do protetor solar, necessário. “No inverno, mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB (um dos causadores do câncer de pele, responsáveis pelas queimaduras solares), os raios UVA continuam penetrando na pele, podendo causar problemas como lesões pré-maligna, envelhecimento, perda da elasticidade, manchas na pele rugas finas”, alerta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, diretora Médica da Clinique des Arts (SP).

A especialista aponta que até na neve há uma grande incidência dos raios UVA. Por isso, engana-se quem pensa que o protetor solar só é importante nas férias de verão. Na realidade, o ideal é passá-lo todos os dias, independente da estação do ano.

Além de proteger, o cosmético hidrata: “Hoje em dia, existem hidratantes faciais com filtros solares. Estes cremes geralmente têm proteção de 15, 20 ou 30 FPS”, indica Luciana.

Não confunda hidratante protetor, protetor solar e bloqueador solar! "Protetores com FPS acima de 30 perdem a função exclusivamente hidratante. Eles contêm filtros físicos, que são mais espessos e formam uma película que bloqueia os raios solares, mas não penetram profundamente na pele”, acrescenta a especialista.

Dicas de uso do protetor solar

O recomendado é usar o protetor regularmente pela manhã e ao meio dia. “Esta indicação é para aqueles dias ‘normais’, de rotina, como ir ao trabalho, academia, estudo, etc”, aponta Luciana. O período entre 10h e 15h é o que deve ser ter mais cuidado, porque é neste momento que o sol mais ganha força. A proteção deve ser eficiente neste tempo, com reaplicação do protetor a cada 2h.

Cuide da pele no inverno

A expert no assunto passou algumas dicas para manter a pele linda no inverno, longe de escamações, envelhecimento e tudo de ruim que o inverno pode planejar para a cútis:

- Use filtro solar no mínimo 20 ou 30 FPS, duas vezes ao dia.

- Evite banhos muito quentes, que ressecam mais a pele no inverno.

- Tome bastante líquido para ajudar na hidratação da pele.

- Hidrate a pele com cremes adequados ao tipo de pele após o banho.

- Esfolie a pele, pois ajuda a renovar a camada superficial e facilita a hidratação e o uso de cremes e ácidos estimuladores de colágeno e clareadores.

- Passe protetores labiais no inverno, para evitar rachaduras e ressecamento dos lábios

- Aplique cremes – se necessário - antes de dormir, para prevenir o ressecamento e o envelhecimento da pele.