Existem máscaras faciais para todos os tipos de problemas de pele. Descubra qual tipo é mais indicado para você e aposte nela!

Texto Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira

Conheça as funções das máscaras faciais

Foto Shutterstock

Se os pontinhos escuros no nariz ou a falta de viço do rosto a perseguem por mais que você siga à risca uma rotina de cuidados, é hora de apostar nas máscaras faciais. Elas possuem maior concentração de substâncias e agem em minutos. 

“As máscaras agem por oclusão, ou seja, ao evitar a evaporação da água e dos ativos do produto, aumentam a capacidade de absorção pela pele”, explica Thais Jerez, dermatologista da clínica Jerez, em São Paulo. 

Ela ressalta que, antes de aplicar a máscara, o ideal é higienizar o rosto para facilitar a ação dos princípios ativos.

Confira abaixo qual é o tipo de máscara fácil mais indicado para você. 

Para rejuvenescer

As máscaras que entregam o chamado “efeito cinderela” possuem ativos que, em contato com a derme, se desidratam e tensionam a pele, deixando-a mais lisa por algumas horas. A combinação de proteínas é hidratante e ideal para dar up no look antes de uma festa.

Pele livre de impurezas

“Se a ideia é eliminar acne e cravos, prefira máscaras à base de argila, que suga a sujeira incrustada nos poros”, diz Maurizio Pupo, farmacêutico e cosmetólogo da ADA TINA. Se oleosidade é maior na zona T (testa, nariz e queixo), aplique o produto apenas nessa região e evite sensibilizar as demais áreas do rosto. Outra dica é não deixar que a argila seque completamente, o que pode ressecar a pele. Para uma esfoliação profunda, opte por combinações que incluam ácido salicílico, que dissolve a queratina e acelera a renovação celular. 

Mais luminosidade

Thais aconselha máscaras com vitamina C, substância com alto poder antioxidante, clareador. Quem tem pele seca pode optar por uma versão com caviar, que combate desidratação e tem efeito detox. 

Para hidratar e restaurar

Sol, vento e poluição diminuem a proteção natural da pele e fragilizam ainda mais as do tipo sensível. Para reforçar suas defesas, use máscaras com ácido hialurônico, que estimulam a síntese de colágeno e ainda preenchem as linhas finas. Opções com extratos de frutas e minerais ajudam a calmar a vermelhidão e clarear manchas causadas pela exposição ao sol. 

Quer saber mais sobre máscaras faciais? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!