assine

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades da Corpo a Corpo



Existem alguns produtos antioxidantes que ajudam a neutralizar o efeito nocivo dos radicais livres sobre a pele. Confira nossa seleção!

Por Juliana Vaz e Victoria Bassi | Adaptação Ana Paula Ferreira

Você pode não ver, mas sua pele está o tempo todo em batalha contra os radicais livres. “São moléculas que danificam a membrana celular dos tecidos, as fibras de colágeno e o DNA, acelerando o envelhecimento e podendo causar câncer”, explica Ana Lúcia Récio, dermatologista de São Paulo. Não há como eliminar esses vilões, que estão na constituição do organismo e no meio ambiente (na poluição e na radiação UV, por exemplo), mas existem armas para neutralizar o efeito nocivo deles sobre a pele: os antioxidantes

Proteção dia e noite

“A vitamina C é 20 vezes mais potente quando usada topicamente. Ela ajuda a prevenir manchas e a degradação do colágeno”, diz Ana Lúcia, que recomenda o uso diurno da vitamina, aplicada antes do filtro solar. Antes de dormir, prefira produtos que contenham resveratrol, substância antioxidante que mantém ligado o sistema de defesa do organismo. 

Diminua a inflamação

Um estudo publicado no periódico Laser in Surgery Medicine evidenciou que tempo de recuperação da pele de pacientes que aplicaram antioxidantes após procedimentos com laser é mais rápida. “O uso desses ativos reduz as citocinas inflamatórias da derme e o risco de pigmentação e, por isso, é fundamental para a cicatrização”, fala a dermatologista Maria Bussade, da clínica Maria Bussade, de São Paulo.

Quer conferir mais sugestões de beleza? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!





Leia Também
Comente!


Os comentários são pessoais e não refletem a opinião da Corpo a Corpo.