Fernanda Souza é gente como a gente: vai à feira e não abre mão de uma feijoada aos fins de semana. Aqui, ela conta tudo sobre sua dieta, vem ver!

Por Helô Oliveira | Fotos Eduardo Bravin | Realização Giuliana Cury| Beleza Teodoro Jr | Styling Dudu Farias | Adaptação Ana Araujo

Dieta da Fernanda Souza

Dieta da Fernanda Souza é zero encanações: rola até uma feijoada aos fins de semana!

Foto: Eduardo Bravin

Fernanda Souza sempre optou por uma alimentação leve, mas confessa que passou a se preocupar mais com o cardápio há quatro anos, durante uma temporada da peça Um sonho pra dois em Portugal. “Contracenava com o ator Ricardo Pereira, um superamigo, e ele comentou sobre um teste alimentar que indicava quais itens eram proibidos ou liberados para o consumo de acordo com o tipo sanguíneo. Como sou curiosa, fui lá e fiz”, lembra. Com o resultado em mãos, descobriu que trigo e cevada atrapalham sua digestão e que, ao contrário do que imaginava, não tem intolerância à lactose. “Aquilo me deu um clique. Entendi que, mais do que comer bem, é preciso saber o que faz bem a você. Não é porque é bom para o outro que vai ser bom pra mim, entende? Isso mudou a forma como enxergo a alimentação”, conta.

Para fazer as escolhas certas na hora de montar o prato, Fernanda Souza tem a ajuda da nutricionista funcional Bruna Vilela, do Rio de Janeiro. “O que mais admiro na Bruna é a paixão por ensinar. Ela vai comigo ao mercado, explica os benefícios de cada nutriente, orienta sobre como devo ler os rótulos... Se você adquire esse conhecimento, não precisa seguir nenhuma dieta radical”, elogia.

Para a nutricionista Bruna, a chave para perder peso é adicionar o máximo de vitaminas e minerais ao menu e, principalmente, fazer substituições inteligentes sempre que possível. “Vai preparar uma panqueca? Acrescente couve na receita da massa. Ficou com vontade de comer um purê de batata? Experimente substituí-la por batata-doce. São mudanças simples e que dão um resultado incrível”, recomenda. E se engana quem pensa que o cardápio da atriz é cheio de ingredientes caros e inacessíveis. “Quando você adota uma alimentação consciente, é possível adaptá-la a qualquer realidade e a qualquer bolso. Ninguém precisa lotar a despensa de produtos light e diet para emagrecer”, garante a nutri.

Não há restrições no cardápio da Fernanda Souza – ela pode comer de tudo, desde que mantenha a disciplina. “Não acredito em proibições. Cuido da alimentação exatamente para poder dar umas escapadas de vez em quando. Tenho compaixão pelas minhas vontades, sabe [risos]? Se quero comer, como. Se estou com amigos e quero beber uma cervejinha, bebo. Não nasci pra ser escrava da dieta”, enfatiza a atriz, que não abre mão de uma boa feijoada e da pizza de fim de semana com o marido, o cantor Thiaguinho, com quem está casada há um ano.

Segundo Bruna, é preferível comer quando se tem vontade, de forma racional, a reservar um único momento da semana para o famoso “dia do lixo”. “O dia do lixo é um erro enorme! Se você marcar um período específico para sair da dieta, vai descontar todos os desejos num dia só e colocará o resultado da semana inteira por água abaixo. Está louca para comer brigadeiro na terça? Sem problemas! Na quarta, você segura a onda. O importante é não deixar esses deslizes se transformarem em hábito”, ensina.

Quer saber mais sobre a rotina de cuidados com as curvas da Fernanda Souza? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo pelo site da Editora Escala!