O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!

 

Escolha seu tipo de vinagre

Existem vários tipos de vinagre no mercado e alguns apresentam outras propriedades benéficas à saúde, além das já citadas. Conheça e saiba como incorporar cada um deles ao seu cardápio diário. Você já viu que vale a pena, não é mesmo?

Tipos de vinagres

Existem vários tipos de vinagre. Escolha o que mais se adequa ao seu paladar
Foto: Danilo Tanaka

Vinagre balsâmico
Por que faz bem
É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Como usar
É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas

Vinagre de maçã
Por que faz bem
É obtido do processo de fermentação da fruta. Por isso, preserva algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais.

Como usar
É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.

Vinagre de arroz
Por que faz bem
É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.

Como usar

Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.

Vinagre de vinho tinto
Por que faz bem
Elaborado a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular.

Como usar
Além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.

Vinagre de vinho branco
Por que faz bem
Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.

Como usar
É um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.