As ceias de fim de ano são verdadeiras tentações! Aposte nestas dicas valiosas para não comprometer em uma semana a dedicação que você teve durante o ano todo!

Texto Ana Paula Ferreira

Equilibrio é o segredo para não deslizar na dieta e prejudicar todo

o seu esforço ao longo do ano / Foto Shutterstock

Se você passou o ano inteiro – ou mesmo parte dele – focada em seu #projetofitness, não vai botar tudo a perder em apenas uma semana, né? Nós sabemos que as ceias de fim de ano são verdadeiras tentações, mas é importante ficar atenta para não exagerar na dose!

Isso porque comer em excesso durante dias seguidos não dá tempo para seu corpo se recompor e conseguir queimar as (muitas) calorias ingeridas a mais. O grande segredo é o equilíbrio. 

Abaixo, você confere dicas valiosas que vão te ajudar a não engordar nas festas de fim de ano, indicadas por Liliane Opperman, médica nutróloga  e proprietária do Spa & Clínica L. Opperman.

1. Não deixe de se exercitar, mesmo nas férias e durante as festas. Você deixa de escovar o dente? É e mesma coisa.

2. Não vá para os jantares e comemorações com o estômago totalmente vazio e “morrendo” de fome. Coma um iogurte e frutas secas antes de sair.

3. Faça escolhas inteligentes, sempre! Prefira o chester e peixes, como bacalhau. Para se ter uma ideia, carnes gordas como o tender, possuem quase 6% só de gordura saturada em apenas 100g.

4. Abuse das saladas antes do prato principal. Você já estará mais satisfeito.

5. Se não resistir à bebida alcoólica, altere com água a cada copo que tomar.

6. Quando terminar de comer, levante-se da mesa. Aproveite para conversar com as pessoas e curtir a família, que é o propósito principal do Natal. Nada de ficar sentado beliscando.

7. Quando se servir de sobremesas, prefira as frutas, como cereja. E resista à tentação de repetir. Coloque tudo de uma vez no prato pequeno.

8. Prefira às proteínas magras em vez dos acompanhamentos - uma colher de arroz OU farofa já é suficiente.

9. Diga NÃO! Se lhe oferecerem mais comida, diga tranquilamente que já esta satisfeito. Não é porque o Natal é uma vez no ano que você vai comer até passar mal, certo?

10. Lembre-se: o foco do Natal e Ano Novo NÃO é a comida!