Saber lidar com as emoções é um passo importante para acertar os ponteiros da balança. Confira 5 sinais de alerta para atitudes que dificultam e até mesmo impedem o emagrecimento

Por Ana Paula Ferreira



Aprender a lidar com as emoções é um fator importantíssimo no processo de emagrecimento, uma vez que muitas pessoas acabam usando – e às vezes até abusando – a alimentação como forma de fugir dos problemas pessoais. “Comer serve para nutrir o corpo e não para anestesiar a mente”, ressalta Cintia Seabra, psicóloga e coach especializada em emagrecimento e com expertise em controle de ansiedade e compulsão alimentar, de São Paulo.

Para auxiliar na identificação deste tipo de relação com a comida, a profissional listou 5 sinais de alerta das atitudes que dificultam e até mesmo impedir o emagrecimento:

1. Não conseguir lidar com problemas simples do dia a dia em diversas áreas como trabalho, relacionamento familiar, amoroso e finanças, e encontrar na comida um aliado para suportar a situação.

2. Ter um alto grau de ansiedade. Estar sempre preocupado, com medo do futuro, e ao mesmo tempo ter um sentimento de que não consegue sair do lugar.

3. Recorrer apenas aos recursos externos para emagrecer, como dietas, atividades físicas ou medicamentos, evitando encarar os problemas emocionais. 

4. Perder a esperança de emagrecer. Estar com os pensamentos pessimistas, com aquela sensação de fracasso de quem acredita que já tentou de tudo.

5. Ter imensa dificuldade para dizer não. Colocar outras pessoas e situações sempre em primeiro lugar, preocupando-se muito com a opinião dos outros.