Muitas vezes a dificuldade de emagrecer está nas pequenas mudanças no dia a dia. Confira 5 maneiras simples de perder peso com saúde

Por Ana Paula Ferreira

O indicado é que sejam feitas 6 refeições diárias para emagrecer com saúde

Foto Shutterstock

Pequenos detalhes do dia a dia podem influenciar (e muito!) no emagrecimento – especialmente nas dificuldades desse processo. Para você driblar essa situação e conseguir mandar embora de uma vez os quilinhos indesejados, a médica nutróloga especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela, de São Paulo, listou 5 maneiras simples de emagrecer com saúde. Confira!

1. Não se auto sabote

Não pule as refeições, nem mesmo o café da manhã, mesmo em dias de atraso. O recomendado são seis refeições ao dia. Além de deixar o metabolismo mais lento, quando o organismo não recebe alimentos a cada três horas, ele armazena o que tem com medo que vai faltar, isso faz engordar. Os lanches entre as refeições são essenciais com frutas, iogurte, queijos magros e oleaginosas. 

2. Faça substituições inteligentes

Refrigerantes e sucos industrializados podem e devem ser trocadow pela água. Para começar a trocar, vale aromatizar com frutas e usar as versões gaseificadas da água.  As farinhas brancas deve ser substituídas pelas integrais e não precisam estar presentes em todas as refeições. Duas vezes ao dia já está mais do que suficiente.  E claro, evitar ao máximo os alimentos industrializados, com gorduras trans e os excessos de sal e açúcar.

3. Tenha boas noites de sono

Durante o sono, o cérebro produz serotonina e controla a quantidade de leptina e grelina, que são os hormônios que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir o apetite.

4. Aumente a ingestão de fibras

Por melhorar o transito intestinal, as fibras das saladas, dos legumes crus, das sementes funcionais e das frutas elas ajudam a reduzir o inchaço abdominal e ainda promovem saciedade. Coloque-as antes do início de todas refeições. 

5. Mexa-se

Pelo menos 3 vezes na semana, por cerca de 30 minutos já ajuda e muito. O organismo é uma gangorra, para se manter em equilíbrio precisa de dois pontos: alimentação balanceada e atividade física regular. Cada uma em seu devido lado é o que vai fazer manter o botão básico do emagrecimento ativo: a saúde!