Da pausa para o cafezinho ao happy hour, passando pelas guloseimas e suas escolhas na hora do almoço, o que não falta no ambiente profissional são armadilhas capazes de sabotar a dieta. Por isso, veja como evitar engordar no trabalho

Por Mônica Miliatti | Adaptação Ana Paula Ferreira

Sem que você note, as horas passadas no serviço podem somar muitas calorias ao seu

saldo diário delas / Foto Shutterstock

É chegar ao escritório e logo beliscar um pedaço de bolo que o colega levou para o café da manhã. Depois, uma balinha enquanto não chega a hora do almoço. Aí, sim, vem a refeição, completa, com direito a sobremesa. À tarde, não dá para passar sem um chocolatinho para acompanhar o café e aliviar o estresse do ambiente de trabalho.

Esses também são os seus hábitos no dia de dia profissional? Pois se emagrecer está nos seus planos para este ano, é bom passar a olhar para o seu comportamento durante o expediente. Afinal, sem que você se dê conta, as horas passadas no serviço podem somar muitas calorias ao seu saldo diário delas e jogar contra seus esforços para manter o corpo na linha. Sem falar que tarefas, prazos e problemas para resolver criam o cenário propício para ansiedade e estresse, vilões do peso saudável. “Se algo no trabalho a deixa infeliz ou gera uma tensão que vai corroborar com o que de negativo ela pensa de si mesma, o ambiente só irá reforçar o processo de autossabotagem”, explica Katia Nascimento, neurocoach, profissional que utiliza ferramentas de neurociência e coaching para auxiliar no emagrecimento.

Abaixo, listamos 5 problemas e soluções para você evitar comer mais do que deveria durante o trabalho. Confira:

No ambiente de trabalho você...

1. Come em frente ao computador

A rotina corrida pode resultar em almoço, lanches e até jantar diante da tela. O problema é acabar não prestando atenção ao que e quanto você comeu e acabar exagerando e errando nas escolhas.

A solução 

Mude de ambiente. Separe cinco minutos, levante da mesa e coma longe do computador. Além de focar no que está ingerindo, você cria uma pequena pausa importante para o serviço rendermais depois.

2. Tem uma gaveta de guloseimas 

Certamente, em um momento de estresse, esse local será atacado, ou seja, melhor não mantê-lo.

A solução 

Faça trocas inteligentes. Por que não ter uma gaveta de comidas saudáveis? Biscoitos integrais, frutas secas e castanhas são ótimas opções para guardar em uma gaveta, pois têm boa durabilidade. Assim, quando a fome vier, você já tem o que comer.

3. Se esquece de beber água 

É possível confundir sede com fome, pois essas áreas no cérebro estão muito próximas. Ou seja, deixar de se hidratar pode levar a comer sem necessidade.

A solução 

Mantenha uma garrafa sempre por perto. Ou beba um copo de água toda vez que levantar para ir ao banheiro ou chegar a uma reunião, por exemplo. Manter-se bem hidratado é fundamental para quem quer emagrecer e para controlar a fome.

4. Bebe café o dia todo 

Muitas vezes a bebida é adoçada com açúcar, o que significa que passar o dia tomando café soma muitas calorias ao seu dia. Além disso, beber muito café durante o dia pode inibir a fome que, no fim do dia, acaba vindo com mais força. Cuidado também com as máquinas instaladas nos corredores de muitas empresas, que costumam servir a bebida bastante açucarada.

A solução 

Imponha-se limites. Procure não adoçar a bebida e estabeleça uma quantidade máxima de cafés que você vai tomar por dia.

5. Aceita tudo o que lhe oferecem 

Uma bala, um chocolate, um docinho... Sempre terá algum colega de trabalho oferecendo um alimento que não estava programado na sua dieta.

A solução 

Respeite sua fome. Avalie se você realmente está com fome antes de sair por aí comendo tudo o que lhe oferecem. Programe-se para levar ao trabalho algumas opções de lanches equilibrados e gostosos, como frutas, biscoitos integrais doces ou salgados, frutas secas, castanhas ou barrinhas.