Aumentar a quantidade de comida no prato do jeito certo pode, sim, fazê-la emagrecer ainda mais – e sem passar fome. Duvida? A gente ensina como!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Araujo

Saiba como emagrecer comendo mais

Caprichar no café da manhã é uma das maneiras de emagrecer comendo mais

Foto: Marcelo Resende

Coma mais, emagreça mais. Não, não estamos brincando. Em alguns casos, aumentar a quantidade de comida no prato pode ajudá-la a perder aqueles quilinhos indesejados. Não acredita? A gente explica como!

+ Comidinhas matinais

Se você é daquelas que acordam atrasadas e saem de casa comendo qualquer coisa pelo caminho, está na hora de mudar seus hábitos. Quando você se alimenta bem no começo do dia, o organismo entende que já precisa começar a queimar calorias, acelerando o metabolismo – sem contar, é claro, que você chega ao almoço com menos fome. “Comer mal pela manhã pode levar a períodos de compulsão durante todo o dia”, explica a nutricionista Cristina Martins, de São Paulo.

Tente isto: faça uma bela tapioca e tome um copo de suco verde.

+ Fibras

Comidas ricas em fibras são aliadas poderosas para quem quer eliminar gordurinhas. Além de serem menos calóricas, elas retardam a digestão, o que a mantém satisfeita por um período maior. Um estudo realizado pelo The National Center for Biotechnology Information mostra, ainda, que demoramos mais para mastigar esses alimentos e, como resultado, o cérebro entende que o estômago está cheio em menos tempo.

Tente isto: inclua frutas no lanche da tarde e, no jantar, coma mais brócolis e ervilha.

+ Proteínas magras

Esses alimentos possuem efeito termogênico, ou seja, fazem o metabolismo trabalhar para queimar os pneuzinhos. Além disso, seus aminoácidos auxiliam na construção dos músculos.

Tente isto: acrescente ao almoço um ovo ou grão-de-bico – um franguinho para as malhadoras também cai bem.

+ Água

Que tomar bastante água é fundamental para a manutenção do peso você já sabe. O truque, aqui, é ingeri-la indiretamente, por meio do consumo de certos alimentos, como alface e pepino. “Eles não são apenas ricos em nutrientes e pobres em calorias, como também regulam o intestino e previnem o inchaço”, afirma Cristina.

Tente isto: leve uma fatia de melancia ou morangos para comer no trabalho. No jantar, abasteça o prato com alface, repolho, pepino e espinafre.

+ Lanches saudáveis

Jamais deixe de se alimentar entre as principais refeições – e nada de dar uma beliscadinha qualquer, é preciso comer bem, ok? Assim, você mantém o sistema digestório trabalhando o dia todo. Outra vantagem é que você dá um basta na fome e, quando chegar a hora da refeição principal, vai fazer escolhas mais inteligentes.

Tente isto: devore uma barrinha de cereais ou tome uma vitamina antes de ir àquela festa regada a comes e bebes.

+ Gorduras do bem

Se você estava pensando em eliminar todo tipo de gordura do cardápio, preste atenção: existem algumas saudáveis que, além de fazer um bem danado para a saúde, ajudam a emagrecer. “Elas contêm propriedades sacietógenas e, quando ingeridas, dão a sensação de barriga cheia”, destaca a nutricionista.

Tente isto: tempere a salada com azeite e espalhe sementes de abóbora por cima.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 323