As comidinhas de praia são verdadeiras tentações. Mas para não colocar a dieta em risco e se arrepender depois, confira 6 trocas espertas que vão te ajudar!

Por Leonardo Valle | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Nós sabemos que não é nada fácil resistir às tentações servidas na praia. Para diminuir o prejuízo, a dica é optar por petiscos mais saudáveis.

Abaixo, os nutricionistas Fábio Bicalho, do Rio de Janeiro, e Janete Neves, de São Paulo, indicas as melhores substituições para você não colocar a dieta em risco e, ainda assim, se deliciar!

Sorvete de Massa

Em vez de sorvete de massa de chocolate fique com… picolé de limão

“O grande problema dos sorvetes de massa é a quantidade de gordura saturada encontrada neles, além do açúcar adicionado no preparo”, lista a nutricionista Janete Neves. Na contramão dos sorvetes de casquinha, o picolé de limão oferece apenas 60 calorias, não conta com nenhum grama de gordura e ainda possui menos açúcar que os demais sorvetes de fruta. Aposte!

Camarão frito

Em vez de camarão frito fique com… camarão cozido, assado ou grelhado

A versão preparada no vapor, assada ou grelhada é menos calórica do que a frita. “Mas não exagere nas porções, pois o crustáceo é rico em colesterol e pode prejudicar a saúde. E evite comprar o alimento de ambulantes, pois não há como saber a origem do produto e se houve higiene em seu preparo”, lembra Fábio.

Amendoim

Em vez de amendoim torrado e salgado fique com… palitos de cenoura

Ficar o dia inteiro petiscando pode ser uma grande roubada, principalmente quando os petiscos são gordurosos e cheios de sal. “Por exemplo, uma xícara (chá) de amendoim torrado tem 576 calorias. Já uma porção de palitos de cenoura ou pepino picados mal chega a 50 calorias”, compara Janete. Além de espantar a fome, as cenouras fornecem ainda uma boa dose de fibras.

Biscoito de polvilho

Em vez de biscoito de polvilho fique com… uma fruta fresca

Os benefícios dessa troca vão além da contagem de calorias. “O polvilho é fonte energética e ideal para um lanche rápido. Porém, ele não oferece nada mais do que energia. Já as frutas garantem energia e ainda vitaminas, minerais e fibras por tabela. Ou seja, isso faz o metabolismo funcionar com maior regularidade”, lista Janete.

Pastel

Em vez de pastel frito fique com… pastel assado

O óleo que encharca as frituras é facilmente estocado como pneuzinho, além de provocar problemas cardiovasculares. “As gorduras saturadas são as piores escolhas para o verão: dão fraqueza, azia, dificultam a absorção alimentar e ainda podem causar refluxos.

Queijo coalho

Em vez de queijo coalho fique com… sanduíche natural

O queijo coalho é rico em gordura saturada e, por isso, altamente calórico. Optando por um sanduíche natural, você turbina a dieta com carboidratos complexos que contêm fibras e garantem saciedade por mais tempo. “Mas dispense a maionese. Além de gordurosa, ela pode levar a uma intoxicação alimentar se não for bem acondicionada”, recomenda Fábio.