Alguns indícios podem ajudar a entender se a dieta está virando um vício ou não em sua rotina. Saiba quais são eles e fique atenta!

Por Mônica Miliatti | Adaptação Ana Paula Ferreira

Estes indícios podem ajudar a descobrir se você está

viciada em dieta / Foto Shutterstock

Nem sempre é fácil reconhecer que atitudes e hábitos aparentemente saudáveis estão começando a controlar sua vida. Mas alguns indícios podem ajudar a entender se a dieta está virando um vício ou não – basta prestar atenção aos seus hábitos e ações no dia a dia:

Você limita seu convívio social

Nos últimos meses, quantas vezes você deixou de fazer alguma coisa ou ir a algum lugar para não furar a dieta? Ou, mesmo que tenha saído com amigos ou família, não conseguiu relaxar ou se julgou porque comeu algo que não era saudável? “Muitas vezes, a pessoa está tão presa às suas metas que não consegue perceber as próprias atitudes capazes de excluí-la do convívio social”, observa a psicóloga Thaís Ricci. “Nesses casos, é comum se isolar ou buscar companhias que pensem e ajam da mesma forma.”

Você come sem perceber 

Seja por ansiedade, seja por descontrole, as exceções feitas durante a dieta também podem indicar um problema. O famoso “só hoje” e as pequenas indulgências no dia a dia, quando frequentes, atrapalham o resultado almejado. É preciso estar atenta à forma como você come e perceber se está exagerando na quantidade, mas sem sentir o gosto de quase nada.

Você restringe demais as opções de alimentos

Impor a si mesma muitas limitações e afastar-se da sua relação com o mundo só vai tornar a dieta mais penosa. Para seu cérebro, essa situação acaba sendo um comando para não obter êxito no emagrecimento, ou seja, uma forma de autossabotagem. 

Você come pensando em compensar

Uma fala bem comum de quem está em processo de emagrecimento é “posso comer agora porque vou treinar amanhã para compensar”. Isso caracteriza um comportamento obsessivo porque, agindo assim, a pessoa acaba exagerando de qualquer forma, tanto na comida quanto nos exercícios. “Porém, se a pessoa já tem um estilo de vida saudável, sabe que não vai ser um pedaço de bolo ou uma fatia de pizza que vai estragar os resultados”, diz a psicóloga Elaine Lopes.

Quer conferir mais sobre dieta? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!