A dieta da chave metabólica foi o segredo que fez a participante Alessandra Diniz enxugar 9 kg em 10 semanas, no programa Perdas e Ganhos, da GNT. Conheça!

5 razões para manter a insulina sob controle

1. Com a insulina alta, o corpo para de gerar energia a partir do tecido gorduroso. O que o hormônio faz é justamente o contrário: estimula a formação de mais gorduras, que vão ser armazenadas pelo corpo, formando os famosos pneuzinhos.

2. Ela também aumenta o nível de triglicérides no sangue, composto que favorece o aparecimento de complicações cardíacas.

3. Com a insulina alta, a sensação de saciedade é abreviada e a compulsão aumenta. Assim, o risco de sair da dieta cresce muito.

4. A produção de neurotransmissores essenciais ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina, fica prejudicada quando a insulina está desregulada. Com isso, aumentam a irritabilidade, a insônia e até as chances de ter depressão.

5. Se a resistência à insulina não for controlada, pode haver danos deinitivos no pâncreas, órgão que a produz e se ressente por causa da sobrecarga de trabalho. A associação da resistência à insulina com a insuiciência pancreática caracteriza o aparecimento do diabetes tipo 2.

Insulina

Ilustração: Claudia Cicala