Comer de 3 em 3 horas é o segredo para reeducar a alimentação sem restrições. Refeições fracionadas evitam a compulsão alimentar, queimam gordura e tornam os resultados mais duradouros. Aposte na dieta e emagreça de vez

Reportagem: Carmen Nascimento e Priscila Pires

dieta_das_tres_horas

Comer de 3 em 3 horas evita compulsões alimentares e enxuga até 1kg por semana

Fotos: SXC

A dieta das 3 horas propõe manter regularidade no horário das refeições. Também é importante que a perda de peso seja gradativa, no máximo 1 kg por semana, para que o organismo queime somente gordura, tornando os resultados mais duradouros. "Perder músculos, além de gerar flacidez, faz com que o corpo passe a derreter poucas calorias e, com isso, é necessário comer cada vez menos para eliminar os excessos", diz a endocrinologista Adriana Moretti (SP).

A alimentação fracionada evita ainda que o organismo armazene energia para suportar longos intervalos de jejum, já que isso não acontece. "Ao pular refeições ou ingerir menos calorias do que o necessário, o corpo entende que deve fazer uma reserva energética, e quando precisa usar, retira dos músculos", explica a nutricionista Cynthia Antonaccio (SP). Para ela, o ponto alto dessa dieta é não excluir nenhum grupo nutricional. "Regimes que restringem proteínas e/ou carboidratos, tornam-se inviáveis", fala. Mas atenção: apesar de não haver proibição, equilíbrio é fundamental e é preciso se policiar, sim, em relação às calorias. "Como aqui não há um valor energético preestabelecido, conta muito o bom senso. Por exemplo, é impossível não engordar comendo chocolate a cada 3 horas", alerta Adriana.