A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas! Confira o cardápio, elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), que reduz até 3 kg em 15 dias!

Reportagem: Julia Fernandes

cm

Além de favorecer a saúde, a Dieta detox acelera o metabolismo e reduz o inchaço
Foto: SXC

A dieta detox, também conhecida como dieta desintoxicante, faz uma faxina geral no organismo, eliminando toxinas e quilos extras. Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excesso que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor.

Já que é quase impossível blindar o corpo desse contato, vez ou outra se torna necessário fazer uma faxina geral para livrá-lo dos prejuízos causados por essas substâncias nocivas. "Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com consumo aumentado de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de limpeza. O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas", explica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP).

A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como: "Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade de perda de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas".

Cardápio da dieta detox

De acordo com Roseli Rossi, o objetivo da dieta é "restaurar o equilíbrio do organismo, a fim de evitar ou auxiliar no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, entre elas a obesidade". Sendo assim, que tal apostar na dieta detox para melhorar a saúde e perder alguns quilos? A nutricionista preparou um cardápio desintoxicante, com 1.200 calorias, que pode fazer você enxugar até 3 quilos em 15 dias. Mas a profissional ressalta que a resposta individual de cada organismo, a prática de atividades físicas e o controle emocional podem influenciar nesse resultado. Outro ponto importante é consultar um nutricionista, para ter uma avaliação precisa do quadro e apoio durante o processo.