Nesta dieta de 1200 calorias, é você quem escolhe os alimentos que vão ajudá-la a desintoxicar e secar seu corpo - e olha que são mais de 190 opções diferentes! Veja como adotar essa maravilha

Reportagem: Simone Ota

Dieta

Escolhendo os alimentos que mais gosta, fica mais fácil emagrecer
Foto: SXC

Uma dieta em que você pode escolher os alimentos é mais fácil de fazer. Na dieta interativa, o cardápio agora pode ser resumido em um único dia e, em vez de pratos definidos por nutricionistas — às vezes, a gente nem gosta deles ou não tem disponível em casa, no restaurante ou na padaria — é você quem decide o que quer comer. De quebra, vai visualizar e memorizar as porções e os grupos alimentares que devem fazer parte de uma nutrição balanceada — e esse aprendizado você leva pelo resto de sua vida. Ainda não captou como funciona esse menu? Trate, então, de antever os resultados: você vai desintoxicar o shape, ganhar muito mais disposição e enxugar até 5 kg em duas semanas!

Para que isso seja possível, a nutricionista Márcia Dal Medico (SP) enumerou 197 itens que podem ser combinados à vontade, desde que estejam de acordo com a sinalização mostrada no menu e que sejam ingeridos cozidos, assados, grelhados, crus ou em conserva.

Como funciona a dieta interativa

Se no cardápio do almoço aparecer 1 ícone das hortaliças é sinal de que você deve escolher 1 sugestão do mesmo grupo alimentar. Como todas as quantidades dessa lista são equivalentes a uma porção, você pode comer, por exemplo, 2 colheres de abóbora (já que cada porção tem 1 colher) ou 2 quiabos mais 1/2 tomate, que totalizam uma porção. O mesmo procedimento vale para o grupo das frutas; carnes e ovos; massas e cereais; leguminosas; leite e derivados; e óleos, gorduras e açúcares.


Livre o organismo das toxinas

A base desse regime é a dieta desintoxicante, ou seja, pobre em açúcar e gordura, rica em líquidos. "Por essa razão, o emagrecimento acontece rapidamente, melhorando a auto-estima, a força de vontade, a persistência, a mobilidade, a disposição e a preocupação com a saúde física e mental", afirma a profissional.

Só para ter uma ideia da diferença, se em um regime normal a ingestão diária de água, chá ou suco é de oito copos, no desintoxicante esse número não pode ser inferior a 10. "Isso é fundamental porque as bebidas ajudam a saciar, limpar as impurezas do organismo, estimular o bom funcionamento dos órgãos, além de serem lubrificantes, fontes de energia e participarem da regulação da temperatura corporal", diz Márcia.


Como funciona a dieta interativa

Segundo a expert, quem não tem o hábito de seguir uma alimentação hipocalórica como esta, com 1.200 calorias diárias, pode ter um ligeiro mal-estar nos dois primeiros dias. "O primeiro nutriente a ser usado pelo corpo durante uma dieta é o carboidrato e quando essa reserva diminui, as pessoas passam a ter sintomas de um processo denominado cetose, em que é comum sentir um pouco de tontura. Mas o ideal é que você seja persistente e mantenha a dieta, pois assim que essas reações cessarem o organismo vai estar habituado a receber menos calorias e você passa a ter menos fome. Caso não consiga, lance mão de uma fatia de pão ou duas torradas para aumentar a taxa de glicose no sangue e ficar bem", esclarece a nutricionista.