Manter uma alimentação saudável no fim de semana pode se tornar uma tarefa muito mais fácil com pequenas mudanças. Veja as dicas que vão te ajudar a não jacar no sábado e domingo

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Se você planeja adotar a alimentação saudável como um estilo de vida, é importante saber que de nada adianta passar cinco dias se dedicando à dieta se, quando chega o fim de semana, se acaba em um monte de besteiras. Assim não há dieta que aguente, né?

Apostar em algumas atitudes simples pode ser o segredo para evitar erros e exageros no sábado e domingo. Assim, fica fácil, fácil, manter a dieta em dia sem passar vontade. Para te ajudar nessa missão, confira 10 dicas de Ione Leandro, nutricionista da rede Onodera Estética, para você não jacar no fim de semana.

1. Capriche no café da manhã. Frutas, iogurtes, tapioca e alimentos de baixo índice glicêmico fazem parte de uma alimentação saudável. Não se empolgue nos cafés de padaria.

2. Se tiver alguma festa, procure jantar antes ou prefira alimentos ricos em fibras, que facilitam a saciedade. Assim, você pode se permitir até um pedaço de bolo e brigadeiro.

3. Se for a um happy hour ou balada, peça sempre petiscos saudáveis. Se caprichar na sobremesa, lembre-se que no dia seguinte você pode incluir uma caminhada a mais. 

4. Se beber, mantenha sempre água ao lado para intercalar com os drinks. 

5. Nas principais refeições, sempre inicie com a salada. Se possível, inclua chia, linhaça, granola salgada, gergelim e frutas secas. Se estiver frio, aposte em um caldo ou sopa leve de legumes.

6. Fracione sempre as refeições. Alimente-se a cada 3 ou 4 horas. 

7. Mantenha sempre a hidratação. Não esqueça de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

8. Durma bem.

9. Programe seu final de semana com pessoas alegres. Divirta-se.

10. Crie o hábito de uma alimentação saudável todos os dias. Inclua todos os alimentos de maneira equilibrada. Desta forma, o "jacar" será apenas uma brincadeira saudável, sem grandes perdas nutricionais.