Para ganhar músculos e um corpo cheio de curvas, o segredo é acertar nas suas escolhas à mesa. Com a dieta pró-músculos, você vai ficar definida em 15 dias, mesmo se não estiver malhando

Reportagem: Rita Trevisan e Thaís Macena

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Dietas restritivas + academia = perda da massa magra, fonte de energia do corpo

Foto: Danilo Borges

 Para ganhar músculos você só precisa prestar mais atenção ao que come. "O grande erro é começar a treinar e, ao mesmo tempo, adotar uma dieta restritiva. Na falta de uma alimentação balanceada, o corpo não tem matéria-prima suficiente para a formação dos músculos. Para piorar, ele acaba usando a massa magra que você já tem como uma fonte de energia para as atividades vitais do organismo, que não podem cessar", esclarece Karin Honorato, nutricionista funcional da clínica Trinutrix (MG).

A chave da questão é escolher os alimentos certos e não exagerar na dose. De modo geral, a dieta de quem quer músculos bombados pede equilíbrio: um consumo adequado de carboidratos, que servem como combustível e ainda ajudam no processo de decomposição e metabolização de gorduras; as proteínas, por outro lado, fornecem os aminoácidos essenciais para a formação e recuperação da massa magra; as gorduras, por fim, também são fonte de energia e ainda ajudam a manter o equilíbrio hormonal — essencial para a saúde dos músculos.

Para colocar em prática tudo isso, basta seguir o cardápio elaborado por Janete Neves Velluto, nutricionista e personal trainer (SP).

Dica da nutricionista

As dietas restritivas podem exigir que o corpo use a massa magra como fonte de energia. Aí, já sabe: bye-bye músculos!