A dieta Ravenna libera o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico e elimina os carboidratos refinados. O método promete secar 2 kg em 1 semana. Vai encarar?

Reportagem: Rita Trevisan e Thaís Macena

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A dieta Ravenna promete enxugar 2 kg em 1 semana
Foto: Danilo Tanaka

A dieta Ravenna segue alguns princípios básicos, elaborados pelo clínico geral e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna. Ela libera o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, enquanto propõe que os carboidratos refinados sejam eliminados da dieta.

Além disso, a dieta Ravenna sugere que você faça apenas quatro refeições por dia e que no almoço e no jantar sejam consumidos um caldo e uma salada antes dos pratos principais. Por outro lado, dá direito à sobremesa e ao cafezinho todos os dias. “Outro diferencial é que ela prevê o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, psicólogo e educador físico, sempre que possível. Isso ajuda a manter a motivação em alta durante o tempo em que se está seguindo o programa e ainda potencializa os resultados”, diz Janete Neves, nutricionista da Clínica Esportiva (SP).

A perda de peso mínima é de 2 kg na primeira semana de dieta e pelo menos 1 kg por semana nas etapas seguintes, valor considerado saudável pelos profissionais de nutrição. A dieta resolve a vida de quem deseja emagrecer, mas não tem a menor condição de fazer dois lanches na parte da manhã e mais dois na parte da tarde, coisa que a maioria dos programas de emagrecimento propõe. Além disso, o cardápio é bastante diversificado e a maioria dos pratos é de dar água na boca.

O consumo de pratos variados e elaborados, por um lado, facilita a adesão à dieta. Por outro lado, isso obriga você a programar as refeições da semana e a prepará-las com antecedência, para seguir à risca o que o método ensina. As porções também são bastante reduzidas. Segundo os especialistas do método, isso ajuda o seu corpo a se disciplinar a comer só o necessário, sem ceder à gula.

A empresária Moema Barbosa, 49 anos, conheceu a dieta em Buenos Aires, enquanto folheava uma revista. “Fiquei entusiasmada com a promessa de perda de peso rápida, sem remédios e sem cirurgias”, conta. Depois de sete meses seguindo o método, mandou embora nada menos que 47 kg! “Pela primeira vez estou conseguindo manter o peso que conquistei há quatro anos. Fico supermotivada a cada vez que me olho no espelho.”

Cardápio de um dia da dieta Ravenna

Cardápio de um dia da dieta Ravenna

Café da manhã

- 1 pote (200 ml) de iogurte natural desnatado adoçado com sucralose ou estévia
- 1 pires (chá) de fruta picada (melão, morango ou pera)

Almoço

- 1 cumbuca (pequena) de sopa de abóbora com brócoli
- 1 prato (raso) de salada de alface, rúcula e agrião, temperada com 1 fio de azeite de oliva extravirgem, vinagre a gosto e 1 pitada de sal
- 1 filé médio de carne magra
- 1 col. (servir) de arroz integral
- 1 banana-prata com canela
- 1 café expresso

Lanche da tarde

- 2 torradas de abóbora, sem glúten e sem açúcar (à venda em lojas de produtos naturais)
- 1 queijo tipo Polenghi

Jantar

- 1 cumbuca (pequena) de sopa de legumes picados (vagem, cenoura, chuchu e aipo)
- 1 prato (raso) de salada com 1 pepino e 1 tomate cortados em rodelas e alface à vontade, temperada com 1 fio de azeite extravirgem, vinagre a gosto e 1 pitada de sal
- 1 pires (chá) de picadinho de frango com pimentão e batata
- 1 tigela de gelatina diet
- 1 xíc. de chá branco