Siga estas dicas certeiras para iniciar o processo de emagrecimento e eliminar os quilinhos indesejados

Por Caroline Randmer | Adaptação Ana Paula Ferreira

Profissional explica que alimentos muito palatáveis têm um

efeito aditivo no cérebro, semelhante ao da cocaína

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Quase todo início de dieta está associado a um nível de sofrimento, especialmente no que diz respeito às tentativas falhas. Mas nós sabemos que a culpa de não conseguir seguir à risca os novos hábitos alimentares, assim de cara, não é sua. “Alimentos muito palatáveis têm um efeito aditivo no cérebro, semelhante ao da cocaína”, revela Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP). 

Para quebrar esse círculo vicioso você precisa de muita determinação, especialmente na primeira semana. “Os dias iniciais da dieta tendem a ser mais difíceis, já que envolvem uma mudança de hábito muito grande”, esclarece Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio, de São Paulo (SP). Por isso, planeje-se bem antes de encarar aquela segunda-feira para se manter na dieta por quanto tempo desejar. Confira abaixo as dicas dos especialistas para você andar na linha sem sacrifício.

Segunda-feira

- Planeje as refeições da semana

- Defina metas de curto prazo e anote-as em um caderno

- Pesquise um aplicativo de celular para ajudá-la na jornada

Terça-feira

- Analise o que deu certo no dia anterior e adapte o que está por vir

- Vá ao mercado para comprar os itens que faltam na despensa, a fim de se inspirar na cozinha

- Aproveite o embalo da vontade de emagrecer e use essa energia para ir à academia

Quarta-feira

- Passe longe das refeições líquidas — dê preferência para alimentos sólidos, que exigem mastigação e favorecem a saciedade

- Durma mais cedo para garantir energia para os próximos dias

Quinta-feira

- Não seja tão radical quanto à alimentação. Coma com moderação, mas preste atenção para não passar fome 

- Busque pessoas em seu círculo social que também estejam fazendo dieta para dividir a experiência

Sexta-feira

- Prove aquela roupa que andava apertada para conferir a diferença e sentir-se motivada

- Se for curtir a noite, faça um lanchinho antes de sair de casa e evite as bebidas alcoólicas quando chegar ao restaurante ou ao bar

Sábado

- Aposte na salada e na proteína magra

- Movimente-se: vale fazer uma caminhada no parque, pedalar pela cidade ou dar uma volta no shopping

Domingo

- Fique firme: evite frituras, pratos supercalóricos e doces

- Suba na balança e veja sua evolução

- Repasse as metas definidas na segunda e ajuste-as

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