Com algumas mudanças, sua mente se tornará sua aliada na luta contra a compulsão alimentar. Confira 5 passos que vão te ajudar a ter escolhas mais conscientes

Por Caroline Randmer | Foto Getty Image| Adaptação web Ana Paula Ferreira



Reprogramar sua mente pode te ajudar a começar a fazer escolhas mais conscientes. Invista nestes 5 passos para vencer de uma vez por todas a compulsão alimentar!

1. Entenda a raiz do problema

Para muita gente, a vontade de comer aumenta em situações de estresse ou tristeza. “Às vezes a pessoa busca preencher uma lacuna com o que julga prazeroso: a comida”, explica Gladia Bernardi, nutricionista e coach em emagrecimento de Pato Branco (PR). Antes que isso se torne um hábito, converse com um especialista para entender quais gatilhos emocionais estão despertando sua fome e tentar combatê-los.

2. Procure uma nutricionista

Passar por um processo de reeducação alimentar sozinha não é fácil. Para evitar que você dê mais passos para trás do que já deu para a frente nessa jornada, busque a orientação de um profissional de saúde. Façam um planejamento juntos. Assim fica mais fácil se manter firme e não ceder à tentação.

3. Reflita mais

Antes de devorar aquela porção de batata frita, pense nas consequências de médio prazo. Se desconfiar de que a comilança vai acabar fazendo com que você se sinta culpada, coloque o pé no freio e repense o que está prestes a consumir.

4. Faça escolhas mais saudáveis

De nada adianta manter uma alimentação balanceada nas principais refeições do dia e exagerar no lanche da tarde. “Para quem sofre de compulsão, alimentos como salgadinhos, balas e outras guloseimas tornam-se ainda mais tentadores”, conta a especialista. Então invista nos petiscos mais leves, como cenouras baby, ovos de codorna e frutas.

5. Busque outras formas de compensação 

Já pensou em encontrar uma outra atividade – que não seja a comida – para recompensar seu cérebro nas horas que você sente que precisa de uma fonte de prazer? Uma ótima opção é o exercício físico, que, além de auxiliar na perda de peso, ainda estimula o corpo a liberar endorfinas, enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade.

Quer conferir mais dicas para garantir uma alimentação saudável e sem excessos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!