O Vigilantes do Peso acaba de lançar o programa ProPontos no Brasil. A lista de pontos dos alimentos está reformulada e garante a perda de até 1 kg por semana. Entenda o que mudou

Reportagem: Rita Albuquerque

vigilantes

O novo programa do Vigilantes do Peso, ProPontos, garante a
perda de até 1 kg por semana
Foto: ShutterStock

O grupo Vigilantes do Peso está com um novo programa, o ProPontos. Esse plano mantém o sistema das cotas diária e extra de pontos que podem ser consumidos, porém leva em consideração a energia proporcionada pelas proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. Resultado: determinados alimentos foram repontuados na lista . O pão francês, por exemplo, ficou com 4 pontos e não mais 3, como no antigo programa, Pontos Flex.

"O programa ProPontos tem como base as pesquisas científicas mais recentes e foi desenvolvido para direcionar as pessoas para alimentos que são mais nutritivos e promovem maior satisfação", explica Karen Miller-Kovach, cientista chefe da Weight Watchers International, líder mundial em serviços de controle de peso.

Antiga proposta, novos desafios

É importante ressaltar que no novo programa, a contagem de pontos e o uso do jornal pessoal, ou diário alimentar, ainda fazem parte da proposta e acompanham o material do Vigilantes do Peso, assim como os livrinhos que explicam os desafios das próximas semanas. Em encontros semanais, a associada faz o controle do peso e, depois, tem a oportunidade de acompanhar uma reunião motivadora promovida pela sua orientadora. Todas as orientadoras do Vigilantes do Peso são ex-gordinhas e alcançaram a meta de peso ideal por meio da reeducação alimentar com pontos. 

Na prática, o ProPontos defende escolhas inteligentes, as quais priorizam alimentos que exijam maior "esforço" do corpo para serem absorvidos, resultando em um maior gasto calórico. É importante que as escolhas beneficiem também alimentos que promovem maior saciedade e que, de preferência, sejam mais naturais – sem adição de açúcar e gorduras em excesso. E não se preocupe: saber escolher as melhores opções é conseqüência do aprendizado adquirido através das reuniões e do material do Vigilantes do Peso. "O ProPontos  garante que os nossos associados tomem decisões saudáveis, alcancem o sucesso no emagrecimento e aprendam a manter o novo peso a longo prazo", afirma Karen.

ProPontos X Pontos Flex – o que mudou?

Sucesso no exterior desde 2009, o programa ProPontos apresentou ainda esse mês ao Brasil as novidades que farão toda diferença na queima das gordurinhas. Veja:

- A pontuação de alguns alimentos mudou, levando em consideração não somente o número de calorias, mas também as proteínas, carboidratos, gorduras e fibras dos alimentos

- Frutas frescas passaram a ser zero unidade ProPontos, exceto o abacate e o açaí. A mudança consiste na tentativa de incorporar hábitos saudáveis na rotina dos associados;

- Quando consumidas ao natural, a maior parte das verduras e dos legumes também possui zero unidade ProPontos. Batê-los no liquidificador elimina nutrientes importantes;

- Um triângulo verde marca os Alimentos Plenos na lista de pontos. Esses itens permitem identificar as melhores escolhas alimentares: os que promovem maior satisfação, contêm menos açúcar e gorduras, ou são mais fibrosos.

- Os Pontos Ativos continuam fazendo parte do programa, mas foram renomeados. Eles consistem em unidades ProPontos conquistadas através de exercícios. O cálculo dos pontos adquiridos é feito pelo peso, intensidade e duração da atividade física.

Ache sua reunião pelo site do Vigilantes do Peso.