Você sabia que o chá de gengibre pode ajudar a acelerar a queima de gordura, aumentar a perda calórica durante os exercícios e ainda ajudar a eliminar até 4 kg em um mês? Saiba mais sobre esse poderoso ingrediente!

Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



O gengibre é uma raiz meio desengonçada, sem um formato fixo e que, à primeira vista, pode parecer pouco apetitosa. Mas acredite: além de saboroso, esse ingrediente pode dar um aroma delicioso a vários alimentos e ainda auxilia na perda calórica, graças a sua ação termogênica.

A nutricionista Angélica Aprobatto, da Beautè Clínica de Estética e Pilates (SP), esclarece que a palavra termogênico quer dizer que produz calor e aumenta a temperatura corporal. “Essa função acelera os batimentos cardíacos e, por isso, aumenta o gasto calórico”, ressalta. “Somado à pratica de atividade física e adequada ingestão alimentar, o consumo resultará em perda de peso”, completa Angélica. De acordo com a nutróloga Alice Amaral (MG), especialista em medicina ortomolecular, o gengibre tem propriedades que atuam tanto na redução da inflamação muscular quanto na prevenção de espasmos, o que contribui para o aumento do rendimento nos treinos.

Bebida poderosa

A forma mais fácil de trazer os benefícios do gengibre para a alimentação é consumindo o seu chá. Quente ou fria, a bebida concentra todo o poder desse ingrediente. “Para potencializar os resultados, o gengibre pode ser misturado a ervas com outras propriedades, como chá-verde, hibisco, canela ou cavalinha”, explica Angélica.

Um estudo publicado no Journal of Fitness and Exercise aponta que, quando o gengibre é combinado a treinos de força, se torna ainda mais poderoso. Por isso, a nutricionista Giselle Barone, da Clínica Harmonia Corpo e Alma (SP), ensina que o consumo do chá de gengibre 30 minutos antes do treino é muito eficaz para acelerar a queima de gorduras.

A nutricionista da Onodera-Niterói (RJ) Patrícia Bertoni garante que, com um acompanhamento saudável, o consumo do chá pode ajudar a eliminar até 5% do peso corporal de uma pessoa em 30 dias. Ou seja, uma pessoa de 80 kg que visa emagrecer pode perder 4 kg e ainda promover um detox no organismo.

Sem exagero

Na ansiedade de obter rápidos resultados de emagrecimento, algumas pessoas exageram no uso do gengibre, e isso leva ao risco de náuseas, azia e irritação na boca. “O consumo máximo recomendado de gengibre é de 4 gramas diários, o que pode ser obtido em dois pedaços de cerca de 3 centímetros ralados, ou uma colher de sopa”, elucida a nutricionista Patrícia. Dessa forma, o preparado que ensinamos, fracionado em quatro doses diárias, é suficiente para usufruir os benefícios dessa raiz. 

Como fazer chá de gengibre

Ingredientes
1 col. (sopa) de gengibre ralado
600 ml de água

Modo de preparo
Cozinhe o gengibre na água por 5 minutos, em fogo baixo. Peneire antes de beber.

Via Revista Dieta Já! Ed. 261