Com poucas calorias e muitas fibras, o brócolis é um ótimo aliado para quem quer emagrecer e ganhar massa magra. Confira os benefícios do alimento!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 



Você já imaginou que o brócolis poderia ser um forte aliado do emagrecimento? Além de possuir poucas calorias e muitas fibras – o que o torna perfeito para quem deseja perder alguns quilos –, este alimento ainda é rico em diversos nutrientes benéficos para a saúde.

“Ele é rico em vitamina C, que é um excelente antioxidante, combate os radicais livres e ajuda na imunidade. Além disso, também é rico em ferro, sendo uma das hortaliças que mais disponibiliza este mineral, magnésio e zinco. Por fim, o brócolis ajuda a recuperar as fibras musculares no pós-treino, ideal para aumentar a massa muscular”, explica Cátia Duarte, nutricionista da Clínica Vidhera, do Rio de Janeiro. 

Outro benefício do ingrediente é que ele é super versátil, podendo ser consumido de diversas maneiras: cru em saladas, cozidos, grelhados... Contudo, é preciso ter atenção na hora de prepará-lo! “Quando cozido em excesso, o brócolis perde grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água por pouco tempo para manter suas propriedades nutricionais”, orienta a profissional.