Vamos te ensinar como substituir os pratos clássicos de cada refeição do dia por versões veganas. Vem ver!

Por Rita Santander | Adaptação Ana Paula Ferreira

Pão com pasta de amendoim é opção para substituir o clássico pão com manteiga

Foto Shutterstock

Não é preciso ter carne ou outro produto de origem animal para um prato ter sabor. A chef especialista em culinária lactovegetariana Madhava Lila, do restaurante Gopala, em São Paulo, ensina como ter prazer, desde o café da manhã até o jantar, consumindo apenas itens veganos:

Café da manhã

Leite e pão com manteiga 
Trocar por: leite de amendoim e pão integral com pasta de amendoim ou margarina vegetal, ou maionese feita com creme de leite de soja batido com limão e azeite.

Lanche rápido

Sanduíche de frios
Trocar por: hambúrguer de grão-de-bico. Cozinhe o grão temperado a gosto e amasse. Modele no papel alumínio e congele. Asse por cerca de 20 minutos. Acrescente molho de tomate. Substitua a maionese por pasta de tofu e agrião, batidos no liquidificador com uma colher de azeite e suco de meio limão.

Almoço

Feijoada
Trocar por: feijoada vegana feita com tofu e berinjela defumados. Ambos têm sabores marcantes e são capazes de aromatizar o prato. O tofu pode ser encontrado no mercado, porém, a berinjela é possível defumar em casa. Basta colocá-la direto sobre a chama do fogão, girando com uma pinça para alimentos, para queimar a casca. Espere esfriar e retire só a camada mais fina da berinjela com as mãos. Abra, corte e coloque no feijão. Ela vai engrossar e dar acidez e sabor à feijoada.

Jantar

Filé de carne ou frango
Trocar por: bife com proteína de soja ou tofu grelhado, que absorvem facilmente o sabor dos temperose outros alimentos. Corte uma fatia de cerca de 1,5 cm de tofu e frite em um fio de azeite e shoyu. Use cebola, alho e cebolinha para temperar.

*Dica natural: o curry é um grande aliado da comida vegana. Mesmo em pequenas quantidades, soma bastante aroma e sabor, principalmente quando misturado a legumes e alimentos mais neutros, como couve-flor.

Quer saber mais sobre alimentação vegana? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!