Passadas as festas de fim de ano, chegou a hora de correr atrás do prejuízo. Para te ajudar, aprenda a fazer 3 suchás para desintoxicar o organismo e ainda beneficiar sua saúde!

Texto Ana Paula Ferreira 

O suchá é feito com a combinação do suco de uma fruta com alguma especiaria

utilizada no preparo de chás / Foto Divulgação

Depois de se esbaldar nas ceias de Natal e Ano Novo, chegou a hora de encarar a balança e retomar a dieta e a alimentação balanceada. O suchá - combinação do suco de uma fruta com alguma especiaria utilizada no preparo de chás, como camomila, erva mate e matchá – pode ser um grande aliado para voltar à rotina, ajudando a eliminar as toxinas do organismo e reduzindo o inchaço

“Dentre os benefícios do consumo desse tipo de bebida estão: ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos; alta concentração de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce; facilidade de preparo; sabor agradável; além de ser uma opção de bebida refrescante, natural e de baixa caloria”, explica a nutricionista Renata Guirau , do Oba Hortifruti.

“Uma boa dica é deixar o suchá em uma garrafinha térmica na mesa do trabalho e ir consumindo ao longo da manhã ou da tarde. Também pode acompanhar um lanche ou refeição pequena. Após o seu preparo, deve ser mantido em geladeira ou numa garrafa térmica e o consumo deve ser, preferencialmente, no mesmo dia, para evitar a perda de nutrientes”, orienta a especialista. “É muito importante ficar atento aos ingredientes que usamos no preparo. Sucos concentrados, chás em sachê ou frutas ricas em carboidratos devem ser evitados”, completa.

Veja abaixo 3 suchás para desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano, elaboradas por Renata!

Suchá diurético

Ingredientes

400 ml de chá verde 
1 fatia de abacaxi 
3 folhas de hortelã 

Modo de preparo

Para o preparo do chá, coloque a água em uma panela até começar a ferver. Nesse momento, desligue o fogo, acrescente as folhas do chá verde e tampe. Deixe descansando de 5 a 10 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador e consuma, de preferência, no mesmo dia.

Suchá antioxidante  

Ingredientes

400 ml de chá de cavalinha 
1 fatia de melancia 
1 cm de gengibre em lascas

Modo de preparo 

Para o preparo do chá, coloque a água em uma panela até começar a ferver. Nesse momento, desligue o fogo, acrescente as de cavalinha e tampe. Deixe descansando de 5 a 10 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador e consuma, de preferência, no mesmo dia. 

Suchá calmante  

Ingredientes 

400 ml de chá de camomila 
½ xícara de polpa de maracujá natural 
1 colher (café) de mel 
2 folhas de hortelã 

Modo de preparo

Para o preparo do chá, coloque a água em uma panela até começar a ferver. Nesse momento, desligue o fogo, acrescente a camomila e tampe. Deixe descansando de 5 a 10 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador e consuma, de preferência, no mesmo dia.