O morango é rico em vitamina C e esbanja nutrientes que retardam o envelhecimento, protegem o cérebro e cuidam do coração. Quer mais benefícios dessa frutinha deliciosa? Então confira aqui e aprenda a fazer uma receita deliciosa de bolo mousse de morango

Por Thainá Zolim | Foto Marcelo Resende | Adaptação Ana Paula Ferreira



Com apenas 5 kcal por unidade, o morango é rico em vitamina C e esbanja nutrientes que retardam o envelhecimento,  protegem o cérebro e cuidam do coração. A fruta é versátil e pode ser inserida de inúmeras formas na cozinha. “O morango pode ser utilizado como ingrediente de sucos, vitaminas, como parte de uma salada de frutas ou até uma salada de folhas bem colorida! Devido às baixas calorias faz com que seu consumo possa ser satisfatório em pequena quantidade de carboidratos ingeridas", explica a nutricionista consultora da Verdemar, Aline Penedo.

A fruta também possui propriedades que ajudam na dieta,  controlando a fome e eliminando o inchaço. “É rico em fibras, que regulam o intestino e geram saciedade rapidamente. Por ser rico em água – cerca de 90% da sua composição –, o morango possui ação diurética e um baixo valor calórico", explica a especialista.

Antioxidante, o morango protege o organismo dos radicais livres que causam câncer, problemas cardíacos, entre outras doenças. Para utilizá-lo por mais tempo e estender a sua validade, a nutricionista indica o congelamento da fruta, assim, na hora de consumir, basta bater com algo de sua preferência e terá um delicioso suco ou um shake saboroso.

Abaixo, ela ensina como preparar essa deliciosa receita de bolo mousse de morango

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1h
Calorias: 193 kcal.

Ingredientes

Bolo 1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
½ xíc. (chá) de açúcar demerara
4 ovos
1 col. (chá) de fermento em pó

Mousse

2 xíc. (chá) de leite desnatado
5 col. (sopa) de leite em pó desnatado
½ envelope de gelatina sem sabor Hidratada
1 lata de creme de leite light
1 xíc. (chá) de morango limpos
½ xíc. (chá) de adoçante
Chocolate 70% para salpicar em cima

Modo de preparo

Bolo

Bata as claras em neve, junte as gemas e continue batendo até clarear. Aos poucos, adicione o açúcar ea farinha, sempre batendo. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e misture com uma colher. Leve essa massa ao forno aquecido em forma untada e enfarinhada até assar.

Mousse 

Bata o leite, o adoçante e o leite em pó no liquidificador. Acrescente os morangos e bata mais uma vez. Derreta a gelatina hidratada em banho-maria e incorpore ao creme de leite. Junte a mistura no liquidificador e bata mais um pouco. Adicione a gelatina e o creme de leite ao liquidificador e bata mais uma vez. Leve à geladeira até que adquira consistência, recheie e cubra o bolo frio. Faça raspas de chocolate amargo e salpique por cima da cobertura

Dica: prefere um bolo de chocolate? Troque o morango da mousse por 2 col. (sopa) cheias de cacau em pó.

Via Revista Dieta Já! Ed. 267