Para afastar a vontade de comer doces naqueles dias em que a TPM fala mais alto, aposte nesta receita deliciosa de bolo funcional!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Divulgação



Bateu a TPM e, com ela, aquela vontade de se acabar em doces? Sem problemas! A aposta certa para não prejudicar a dieta é esta receita de bolo funcional, sugerida por Sandra Wages, nutricionista da Granja Mantiqueira. Confira e se jogue sem culpa!

Ingredientes 

3 ovos inteiros
100g de castanhas de caju
100g de amendoim natural
2 colheres (sopa) de chia ou linhaça 
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de café solúvel
1 xícara de leite de coco
1kg de inhame
1 xícara de leite integral ou desnatado
1 xícara de adoçante culinário
1 xícara farelo de aveia ou de arroz
canela em pau a gosto
erva doce a gosto
cravo a gosto

Modo de preparo

Em uma panela com água, cozinhe o inhame por, aproximadamente, 30 minutos ou até que fique macio. Após isso, escorra a água e espere o alimento esfriar. Em outra panela, adicione ½ xícara de água, cravo, canela em pau e erva doce e espere ferver. Em seguida, coe e reserve.  Com a ajuda de um liquidificador, bata o inhame com o leite, o leite de coco, o adoçante e a aveia (ou farinha de arroz), até que se forme uma massa homogênea. Despeje em um recipiente e reserve.  Desta vez, adicione os ovos, o cacau, o chá, a chia (ou a linhaça), no liquidificador, e bata novamente até que a mistura fique homogênea. Em seguida, junte os outros ingredientes batidos anteriormente e misture. Despeje a massa em uma forma untada e acrescente os amendoins e castanhas. Leve ao forno médio, a 180graus, por, aproximadamente, 1 hora, ou até assar. Espere esfriar e sirva!