Cansou do seu lanche da tarde? Então aposte nessa receita saborosa de cupcake de cenoura e chocolate sem glúten para sair da rotina sem colocar a dieta em risco!

Por Rita Santander | Foto Marcelo Resende | Adaptação Ana Paula Ferreira



Variar no cardápio faz toda a diferença para quem não quer fugir da dieta. Esse cupcake de cenoura e chocolate sem glúten, por exemplo, pode ser consumido na hora do lanche da tarde como uma opção saborosa, nutritiva e que controla a vontade de comer doces.

Confira abaixo a receita elaborada pela nutricionista Adriana Pantaleão, da Clínica Nutrêz, de São Paulo.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 min.
Calorias: 146 kcal.

Ingredientes

2 ovos
1 cenoura média descascada
½ xíc. (chá) de óleo de canola
Raspas de 1 limão
3 col. (sopa) de açúcar mascavo
1 xíc. (chá) de farinha de arroz
1 col. (sopa) de fermento em pó
Cobertura
100 g de chocolate 70% cacau
2 col. (sopa) de leite

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, a cenoura crua e o açúcar mascavo. Reserve. Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes secos e raspas do limão, misture e acrescente o conteúdo do liquidificador. Mexa bem usando uma espátula até ficar uma massa homogênea. Disponha a massa em forminhas de silicone ou aquelas próprias para cupcake. Não é preciso untá-las. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Cheque se os cupcakes estão assados, enfiando um palito, que deve sair limpo.

Cobertura

Prepare a cobertura derretendo o chocolate com o leite no micro-ondas por um minuto, parando a cada 30 segundos para mexer e não queimar. Depois que derreter, mexa bem e coloque sobre os cupcakes.

Via Revista Dieta Já! Ed. 267