A batata doce sempre rende receitas deliciosas. Aprenda a fazer uma versão crocante em crosta de linhaça dourada para petiscar

Por Ana Paula Ferreira | Foto Marcelo Resende | Produção Janaína Resende

A receita de batata-doce crocante possui 168 calorias

Foto Marcelo Resende

A batata doce é um dos alimentos queridinhos de quem faz dieta e treina. Isso porque, além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ela também rende receitas para diversas ocasiões – desde o almoço de marmita até pratos mais elaborados para servir em um encontro especial.

Abaixo, você confere como preparar a receita de batata-doce crocante em crosta de linhaça dourada – um petisco saudável, delicioso e com poucas calorias. Anota aí!

Calorias: 168 kcal
Rendimento: 3 porções:
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

1 batata-doce com casca média
Sal rosa e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva extravirgem
1 ovo
Salsa e cebolinha frescas a gosto
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

Modo de preparo

Cozinhe a batata no vapor ou com o mínimo de água possível até atingir uma consistência macia. Utilize um garfo para verificar a consistência e retire se estiver macia. Com um garfo, amasse a batata até atingir a consistência de purê. Acrescente sal rosa, pimenta-do-reino a gosto, salsinha e cebolinha à mistura. Una os ingredientes até formar uma massa homogênea. Regue com um fio de azeite. Modele as batatas em formatos de quadrados, deixando-as bem consistentes. Faça uma mistura do ovo com a farinha de linhaça dourada. Passe as batatas, uma a uma, no ovo e na farinha de linhaça dourada. Reserve. Unte uma refratária com azeite e coloque as batatas em formatos de quadrados. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos. Se preferir, finalize no grill e com um fio de azeite. Sirva.