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Confira 19 dicas de especialistas para emagrecer no inverno e ter mais saúde

Por Rebecca Nogueira Cesar | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Inverno

Algumas dicas ajudam a emagrecer no inverno

Foto: Shutterstock

Muitas pessoas acabam aproveitando o inverno para ingerir comidas calóricas, como fondue e chocolate quente. Com isso, o resultado são alguns quilinhos a mais na balança. Para não acabar com a dieta no frio, perder peso e acabar a temporada de bem com a balança, confira 19 dicas de especialistas para emagrecer no inverno.

1 – Tome chás termogênicos. Sempre que você estiver entediada ou com vontade de tomar alguma coisa, aposte nos chás termogênicos ou no café. Alem de esquentar no frio, ainda dão mais energia, aceleram o metabolismo e a queima de calorias.

2 – Coma mais proteínas. Ao ingerir mais proteínas, você diminui a quantidade de calorias que você consome durante o dia. “Isso porque a proteína dará uma maior sensação de saciedade, por um tempo mais prolongado e com isso enganamos nosso cérebro pensando que comemos mais do que realmente comemos. Mas, atenção: dê preferência para proteínas magras”, explica a endocrinologista Giulianna Pansera.

3 – Aposte nos alimentos termogênicos para auxiliar na manutenção ou perda de peso no inverno. Eles aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura. Aposte em pimentas, canela, gengibre, chá verde, chá preto e café.

4 – Inove suas receitas favoritas e adapte para o inverno. Procure formas mais saudáveis e menos calóricas de preparar os alimentos como, por exemplo, diminuindo ou substituindo o óleo e o açúcar. Prepare os alimentos no forno, em vez de fritar. Troque farinha branca por farinha de linhaça ou de chia. Pequenas mudanças, no final, fazem uma grande diferença. 

5 – Comece uma nova dieta. Ao contrário do que dizem, inverno não é época de fugir da dieta, mas sim começar uma nova. “Procure um profissional da área de nutrição para te orientar em uma boa dieta. O inverno é um ótimo período para iniciar um plano de emagrecimento com atividade física. Pense que você quer chegar magrinha no verão”, explica Giulianna. É melhor ir preparando o corpo para o biquíni desde já, e sem muito esforço! Assim, você não tem que fazer dietas radicais depois.

6 – Substitua o pão. “Troque por um mingau de aveia com água e 1 colher de chia e cacau em pó sem açúcar. Se quiser, ainda pode colocar uma fruta. A aveia é super confortante nos dias frios e cheia de fitoquimicos e benefícios para a saúde”, ensina a profissional.

7 – Pratique exercícios físicos. Espante a preguiça no frio e vá praticar atividades físicas. Além de queimar calorias e manter o corpo em forma, ainda é uma ótima maneira de aquecer o corpo nos dias frios. A pouca disposição para os esportes e a vontade de se manter aquecido com agasalhos pode prejudicar o seu corpo. Os exercícios ajudam a aumentar a temperatura do corpo, nos mantendo aquecidos por muito mais tempo. Ficar parado faz a pressão cair e o corpo esfriar.

8 – Prepare salada com folhas refogadas. “Não gosta de comer a salada fria nos dias de inverno? Então, prepare algumas folhas refogadas com alho e cebola como acompanhamento das suas proteínas. Exemplos: couve, repolho e escarola”, ensina Pansera.

9 – Aposte no shitake. Esse alimento é ótimo para acompanhar as refeições. Ele possui poucas calorias e grande valor nutricional e ainda auxilia o sistema imunológico.

10 – “Coma mais alimentos apimentados. As pimentas têm efeito termogênico que podem auxiliar no emagrecimento”, ensina Giulianna.

11 – Beba muito líquido. Se não quiser tomar, água, opte por chás naturais. “A ingestão contínua de líquidos ativa os órgãos internos e mantém o metabolismo em constante movimento. A falta de água diminui o metabolismo e desencadeia diversos fatores, como pele ressecada e cabelo sem brilho”, explica Alyne Santim, nutricionista da clínica Liliane Opperman. Além disso, a falta de água no corpo é um dos fatores que causa celulite.

12 – Tome sol. Mesmo no frio, procure ficar exposta ao sol por alguns minutos, principalmente pela manhã. Isso vai estimular a liberação de serotonina, substancia responsável pelo bem-estar, diminuindo a ansiedade e a vontade de comer doces durante o dia.

13 – Consuma alfaborra. “Uma das vantagens é seu baixo índice glicêmico, que contribui no controle da glicemia e promove maior saciedade. A alfarroba tem o sabor semelhante ao cacau, mas com benefícios a mais”, explica Alyne. Além disso, é uma ótima aliada para o seu treino, enão possui glúten e nem lactose.

14 – Aposte nas sopas. Além de esquentar, ainda são fontes de nutrientes e aumentam a saciedade. Só fique atenta aos ingredientes da sopa, para não adicionar calorias demais .

15 – Durma bem. “Uma noite mal dormida deixa seu metabolismo mais lento, além de dificultar o processo de emagrecimento. Aposte em alimentos ricos em triptofano na ceia, que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são: Aveia, Amêndoas, queijos magros, leite desnatado e sementes de girassol”, ressalta Santim.

16 – Consuma alimentos fibrosos. Normalmente, temos a impressão que a fome é maior no frio. Para substituir pratos frios, como saladas, prefira as verduras e os legumes cozidos à vapor, como vagem, abobrinha e brócolis. Além de aumentar a saciedade e acelerar o metabolismo, eles ainda melhoram a digestão.

17 – Mantenha um hobby. “Mesmo no frio, saia da rotina e faça atividades que goste bastante. É uma ótima maneira de escapar dos pensamentos ruins e manter a motivação.             Para se tornar rotina, procure alguma atividade que você se identifique e lembre-se que o importante é manter frequência. Para o grupo dos sedentários um bom começo é trocar elevadores por escadas, deixar a preguiça de lado ir caminhando em lugares próximos”, explica Alyne. Além disso, essa pratica diminui a ansiedade e a vontade de devorar comidas calóricas.

18 – Coma de três em três horas. É importante distribuir melhor as refeições ao longo do dia. Isso evita que o metabolismo fique mais lento e que você tenha mais fome.

19 – Consuma frutas. “A dica é comê-las junto aos lanches intermediários ou como entrada no almoço ou jantar. Com isso você estimula mais a mastigação e acaba comendo menos! Pode consumi-las aquecidas como sobremesa: banana quente com canela ou abacaxi assado”, indica a nutricionista.

Especialistas consultadas: Giulianna Pansera, endocrinologista; Alyne Santim, nutricionista da clínica Liliane Opperman.

Alimentos para emagrecer no inverno





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