Queridinho das dietas e de quem treinam, o gengibre possui propriedades que favorecem o metabolismo. Saiba quais benefícios a raiz pode oferecer!

Texto Ana Paula Ferreira

A ação termogênica do gengibre ajuda a acelerar

o metabolismo / Foto Shutterstock

É comum o gengibre ser um dos ingredientes queridinhos das dietas e de quem pratica atividades físicas. Mas você já se perguntou por que essa raiz caiu no gosto dessas pessoas?

Para descobrir os benefícios do gengibre para quem treina, consultamos a nutricionista Chris Castro, de São Paulo, que revelou algumas propriedades que favorecem o metabolismo. Confira abaixo!

1. O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, possui propriedades químicas na sua fórmula que, quando ingeridas pelo nosso organismo, aceleram a temperatura interna corporal e, consequentemente, também acelera o metabolismo.

2. Essa aceleração do metabolismo faz com que o corpo consuma mais calorias, sendo prioritariamente as gorduras do tecido adiposo. Com isso, o gengibre também ajuda na queima da gordura corporal, propiciando um aumento da massa magra.

3. Essa termogênese também faz com que o organismo aumente a sudorese, elevando a perda de líquidos durante o exercício físico.

4. O gengibre também é rico em vitaminas do complexo B, que são cofatores do metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada, os BCAAs, que formam as proteínas da massa magra.