Seu corpo pode dar diversos sinais de que você precisa tomar mais água. Confira quais são eles!

Texto Thais Szegö | Adaptação Ana Paula Ferreira

A falta de água no organismo pode desencadear vários problemas.

Foto Shutterstock

 Boca seca e mau hálito são sinais conhecidos de que está faltando água no seu sistema. Mas o corpo pode dar muitos outros indícios de que você precisa ingerir mais líquido. Confira a seguir quais são eles!

1. As primeiras pistas de que você está ingerindo pouco líquido são o volume de urina menor e a evacuação mais difícil. A cor do xixi também muda, ficando mais escura e turva quanto maior for o nível de desidratação.

2. Se o caso se agravar, olhos, pele e cabelo ficam ressecados, já que a água é imprescindível para manter as mucosas (como a que fica escondida embaixo das pálpebras) úmidas e para manter a hidratação das estruturas cutânea e capilar.

3. Quando o quadro fica muito acentuado, há aumento na sonolência, diminuição no poder de concentração e, muitas vezes, dor de cabeça, indicando que houve um comprometimento do transporte de oxigênio para o cérebro.

4. Se o problema persistir, pode levar a náusea e até desmaios. “Tremores de frio também são evidências, já que a deficiência de água pode comprometer o equilíbrio da temperatura corporal”, explica a nutricionista Carla Cotta.

Quer conferir mais dicas de treino? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!