Se você é uma daquelas mulheres que morre de preocupação em comer chocolate e sair da dieta, vamos te dar 5 bons motivos para você se deliciar sem culpa nesta Páscoa – basta escolher o tipo certo!

Por Ana Paula Ferreira

O chocolate amargo ou meio-amargo tem propriedades que promovem

o bem-estar e o bom humor / Foto Shutterstock

A Páscoa é uma verdadeira tentação para quem resiste firme aos chocolates. Mas você não precisa se privar de comer o doce, mesmo se estiver de dieta! Basta saber escolher o tipo certo, que este alimento só fará bem à saúde! E o que é melhor: a ciência coloca essa delícia no patamar dos alimentos funcionais, ou seja, daqueles que fazem bem à saúde.

Abaixo, a nutróloga Paula Vasconcelos, do Espaço Volpi, de São Paulo, listou alguns bons motivos para você comer chocolate sem culpa:

1. Combate o envelhecimento

O cacau, matéria-prima do chocolate, é considerado um superalimento por conter grande quantidade de antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que retardam os efeitos do envelhecimento no organismo. “Mas não se engane: apenas os chocolates que possuem pelo menos 70% de cacau na composição, caso do amargo ou meio amargo, acrescentam benefícios como esse à saúde”, diz Paula

2. Faz bem para o coração

Um estudo divulgado há dois anos pelo American Journal Clinical, conceituada publicação médica dos Estados Unidos, mostrou que o cacau também é bom para o coração e para o metabolismo (processo de transformação dos alimentos em energia). É que, entre outros motivos, os antioxidantes presentes nesse alimento diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos que, como se sabe, é um atentado contra o coração. 

3. Previne o câncer de intestino

Há estudos que apontam, ainda, que o cacau tem o poder de evitar a degeneração das células do intestino, que provoca tumores nessa região. Nesse caso específico, o mérito vai para as procianidinas, uma classe de flavonoides presente no cacau.

4. Melhora o humor

O chocolate amargo ou meio amargo tem boa quantidade de triptofano. “Trata-se de um aminoácido que, segundo vários estudos, está relacionado à produção de neurotransmissores como a serotonina, substância cerebral responsável pela sensação de bem-estar e pelo bom humor”, diz Dra. Paula 

5. Ajuda a dormir

Justamente por estar ligado ao bem-estar, o triptofano presente no chocolate amargo ou meio pode relaxar, induzindo ao sono. Existe, por exemplo, comprovação científica de que o leite, que também tem triptofano, consumido 30 minutos antes de ir para cama, facilita o sono. Ou seja, é muito provável que o chocolate que possua pelo menos 70% de cacau na sua composição, seja um bom aliado no combate à insônia. Nada mal comer um pedaço de chocolate amargo ou meio amargo antes de se deitar, certo?