Enxaqueca e compulsão alimentar podem ser sinais que você tem intolerância ao glúten. Fique atenta aos sintomas mais comuns

Por Nathália Henrique

5 sinais que identificam intolerância ao glúten

Foto: Danilo Tanaka / Alisson Ricardo

O glúten é base para alguns dos pratos mais saboreados em todo o mundo. Para muitas pessoas ele parece inofensivo, pode ser prejudicial para quem possui intolerância, pois seu consumo leva à inflamação na mucosa do intestino delgado, o que atrapalha a absorção de nutrientes pelo organismo.

De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), cerca de dois milhões de pessoas no Brasil são consideradas celíacos intolerantes ao glúten por predisposição genética. 

 Esse número pode ser muito maior, por isso consultamos a nutricionista funcional da Clínica AZ Nutri, Angelina Zapponi,  para listar 5 sinais que podem indicar que você tem intolerância à proteína:

Problemas gástricos

Diarreias, prisão de ventre, produção excessiva de gases, estufamento abdominal e refluxo. Se o corpo é intolerante ao glúten, ao consumi-lo o organismo não consegue digerir a proteína, respondendo com esses sintomas indesejados.

Enxaqueca

O glúten atrapalha o metabolismo do corpo humano. Com o funcionamento mais lento, o organismo não consegue eliminar toxinas e favorece o aparecimento de dores de cabeça e enxaqueca.

Distúrbios neurológicos e energéticos

Sentir fadiga, confusão, alteração de humor, depressão ou cansaço é um dos sintomas mais comuns e aparece principalmente após o consumo de glúten. A explicação é a dificuldade em absorver nutrientes por conta dos danos na mucosa intestinal. 

Resistência insulínica e diabetes

O trigo possui a capacidade de elevar os níveis de glicose no sangue – o que dá início à montanha russa de glicose e insulina que estimula o apetite e promove acúmulo de gordura visceral. O ganho de peso leva à uma alteração na sensibilidade à insulina, condição fundamental para o desenvolvimento do diabetes.

Compulsão alimentar

As exorfinas derivadas do glúten tem potencial para gerar euforia, dependência e estimular o apetite.