Vai receber amigos em casa, mas está de dieta? Aposte nas dicas para substituir os petiscos e economizar nas calorias. Assim, será possível unir o útil ao agradável, você poderá desfrutar de opções deliciosas, sem comprometer o projeto de emagrecimento. Confira!

Por Kelly Miyazato

5 sugestões para substituir os petiscos e economizar nas calorias
Foto: Wel Calandria

Um encontro com os amigos não precisa se unir aos grandes inimigos da dieta, concorda? Fique atenta, além daquele copo de cerveja, que possui em média, 120 calorias, sempre tem algum petisco para acompanhar, seja o famoso amendoim, ou até uma porção de batata frita. “Portanto se fizer um cáculo básico, 10 copos de cerveja durante a reunião, acaba ingerindo, sem se dar conta, 1200 calorias! Isso sem contar o que comeu”, alerta Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form. Mas não é preciso se preocupar. Dá para se divertir sem aumentar os dígitos da balança e ainda manter a saúde em dia.

Ana explica que é importante saber escolher o que comer e optar pelos petiscos certos. “Em vez do provolone, por exemplo, utilize o queijo branco temperado com orégano e tomatinhos cereja. Já, quem não abre mão dos salgadinhos e amendoim, aposte no mix de oleaginosas com frutas secas”, aconselha. 

Os alimentos integrais também são uma boa pedida, já que matam a fome mais rápido e mantém o estômago cheio por mais tempo. “Com tomate, queijo e pão integral, dá para fazer uma bruschetta bem gostosa e com poucas calorias”, sugere. 

“O importante é ficar longe das frituras e das comidas muito gordurosas e, é claro, maneirar na quantidade”, explica acrescentando que “se preferir beber um delicioso drink, uma boa dica é a caipirinha sem álcool feita com água tônica light ou até a cerveja sem álcool”, completa.

Veja as sugestões de Ana Luisa Vilela para arrasar com os convidados, sem comprometer a dieta

1. Petiscos mais recomendados
Queijo branco temperado 

Petiscos menos recomendados
Provolone 

Economia calórica
Economia de 20 calorias a cada 25 g dos queijos

2. Petiscos mais recomendados
Cerveja sem alcool

Petiscos menos recomendados
Cerveja

Economia calórica
Economia de 62 calorias a cada lata

3. Petiscos mais recomendados
Caipirinha de água tônica

Petiscos menos recomendados
Caipirinha de pinga ou vodka

Economia calórica
Economia de 300 calorias por dose

4. Petiscos mais recomendados
Bruschetta integral

Petiscos menos recomendados
Bruschetta tradicional

Economia calórica
Economia de 124 calorias por porção

5. Petiscos mais recomendados
Mix de oleaginosas

Petiscos menos recomendados
Salgadinhos snaks

Economia calórica
Economia de 396 calorias a cada 100g

 

*Agradecimentos à Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica Slim Form.