Confira 7 erros comuns que podem estar sabotando sua dieta e impedindo de perder peso

Texto Helô Oliveira | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Dieta

Viver estressada é um dos fatores que dificulta a perda de peso

Foto: Danilo Borges

Você não perde peso porque...

... faz regimes drásticos
Se você cortar totalmente o carboidrato do cardápio, o organismo será privado desse nutriente de forma abrupta e a vontade de desistir será imensa. Pior: ao voltar à alimentação de antes, é grande a chance de você sair atacando todos os doces que encontrar pela frente. Faça dietas possíveis e gostosas, sempre – assim, será muito mais fácil mantê-las em longo prazo.

... não abre mão da cervejinha
“Muitas mulheres acham que podem continuar bebendo se cortarem as calorias do prato. Isso é um erro. O álcool é altamente calórico e retarda o metabolismo”, afirma Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular (SP).

... tem uma doença não detectada
Faça exames periódicos e certifique-se de que você não tem problemas intestinais. Muitos deles resultam na presença de bactérias que se alimentam de açúcares – logo, quanto mais bactérias no organismo, maior será nosso desejo por gostosuras.

... estabelece metas inalcançáveis
“O correto é perder de 1 a 2 quilos por mês, ou seja, não adianta você achar que perderá 15 quilos num instante. Isso só causará desapontamento”, diz Sylvana.

... vive estressada
As preocupações do dia a dia geram uma produção excessiva de cortisol, o hormônio do estresse. Com isso, os níveis de glicose no sangue aumentam e as gordurinhas na região abdominal começam a aparecer.

... faz treinos extenuantes
Quando uma pessoa se submete a uma série de exercícios acima da sua capacidade cardiovascular e ventilatória, são ativados hormônios poupadores de energia, o que dificulta a perda de peso.

... está se entregando à fome emocional
“A fome só é insaciável quando não é a verdadeira. Aprenda a diferenciar as duas e será muito mais fácil emagrecer”, aconselha Sylvana. Dica: coma devagar e dê um tempo para seu organismo se sentir satisfeito. 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317