Já parou para pensar que ter atenção durante as refeições ajuda a ter mais consciência ao se alimentar? Confira 9 dicas e evite exageros!

Por Rita Santander | Adaptação Ana Paula Ferreira

Repousar os talheres no prato enquanto mastiga ajuda a desacelerar os pensamentos

Foto Shutterstock

Ter atenção plena na hora das refeições ajuda a tirar você do piloto automático e aumentar a percepção dos benefícios do alimento para o organismo. Confira 9 dicas para ter uma refeição consciente e evitar exageros:

- Foque a atenção na comida e naquilo que está em volta enquanto se alimenta. Isso ajuda a saber quando é hora de parar de comer.

- Compre e manipule os alimentos, cozinhe e reflita sobre a origem de cada ingrediente usado no preparo. 

- Reflita sobre o resultado daquele alimento no organismo. “A comida vai para o corpo e será responsável por fornecer energia. Isso está relacionado com a nossa ação no mundo, que também tem um impacto”, aconselha Rita. 

- Procure conhecer as pessoas e o local onde a comida é feita, no caso de comer fora de casa. 

- Comece a praticar uma vez ao dia e vá ampliando a prática. Desligue o celular e preste atenção à mastigação, à textura, sabores e aromas. 

- Coma devagar, em um local tranquilo. Repouse os talheres no prato enquanto mastiga. Isso desacelera os pensamentos. 

- Respire antes de colocar o alimento na boca. Veja e sinta o cheiro. Sinta a temperatura e perceba como o estômago responde a esses estímulos. 

- Sente-se com a postura ereta. Perceba o corpo e como está sentindo a fome. 

- Ao final da refeição, note a reação do estômago e do resto do corpo. Faça esse exercício com qualquer alimento e não somente após a refeição.

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