Composto por 90% de água e muitas fibras, o melão favorece a saciedade, ajuda a hidratar e ainda combate a retenção de líquidos e o inchaço. Saiba mais sobre essa fruta deliciosa e saudável!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Doce e emagrecimento são duas coisas que não combinam, a menos quando o assunto é o melão. Composta por 90% de água e muitas fibras, essa fruta é uma grande aliada da dieta, já que além de super saborosa, ajuda na redução de peso e medidas

“Doce, muito hidratante e rico de vitaminas e minerais, ele tem baixa caloria, ajuda a reduzir a vontade de comer doces e pode ser levado como lanche ou usado no preparo de bebidas leves e refrescantes”, afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Além disso, ele ainda combate a retenção de líquidos e o inchaço. “Isso tudo, combinado a uma alimentação balanceada e exercícios, favorece a perda de peso de forma nutritiva e saudável”, completa ela. 

Além de oferecer todos estes benefícios, o melão ainda é antioxidante, faz bem para pele, olhos e sistema imunológico, controla a frequência cardíaca, diminui a pressão e auxilia na TPM e menopausa.

No verão, a fruta é ainda melhor: ajuda na reposição de potássio e magnésio, minerais que perdemos pelo suor. Durante esta temporada, a dica é apostar na fruta in natura, fresca ou até em sucos refrescantes, para enfrentar o calor sem culpa. 

Tipos de melão

Variedade é o que não falta na hora da escolha – existem 6 tipos de melão! Confira abaixo as diferenças entre eles:

- Orange: de polpa doce e alaranjada, com casca lisa e bem amarela;

- Amarelo: de polpa doce e esbranquiçada, com casca de um amarelo vivo e sabor mais neutro;

- Gália: de polpa esverdeada e casca amarela, com sabor e aroma mais delicados; 

- Cantaloupe: tem casca clara e a polpa bem alaranjada, é uma das variedades mais aromáticas, sendo seu sabor bem adocicado;

- Matisse: de cor esbranquiçada, tanto na polpa quanto na casca, que tem tiras esverdeadas em sua superfície;

- Pele de sapo: o nome se dá por sua casca verde escura manchada. Sua polpa é branca e doce.