Conheça os alimentos que aumentam nossa imunidade e fuja das gripes, alergias e resfriados na mudança da estação

Reportagem: Carla Festucci

alguns alimentos ajudam a fortalecer nosso sistema imunologico

Ômegas 3 e 6, Vitaminas C e C, Carotenóides e Probióticos ajudam a aumentar nossa imunidade

Foto: Shutterstock

 

 

A mudança de estações é uma das responsáveis por  viroses, gripes, alergias e resfriados. Para se blindar contra tudo isso, uma boa saída é apostar nos alimentos que aumentam a imunidade.

Segundo a nutricionista Viviane Corrêa do Nascimento (SP), uma pessoa deve prestar atenção em seu estado nutricional como um todo para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. "É preciso que todos os dias sejam oferecidas de cinco a seis refeições, fracionadas em pequenas quantidades, com os principais nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais", observa a especialista.

Abaixo, ela listou algumas propriedades que devemos incluir na alimentação para darmos uma forcinha extra às nossas defesas. Confira!

Carotenóides

Ativam o sistema imunológico, logo, melhoram a defesa do organismo. São encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha.

Probióticos

São bactérias benéficas que reforçam o sistema imune. Estão contidas em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou em  forma de suplementos.

Vitamina E

Quando ingerida, melhora a resposta imunológica e também é considerada um antioxidante. Está presente em alguns óleos vegetais, como o de milho, o de soja e ainda no azeite de oliva.

Vitamina C

Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando sua ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. São fonte de vitamina C: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

Ômegas 3 e 6

Têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão presentes em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Brasil e caju.