O kombucha caiu no gosto das famosas e ganhou destaque entre aqueles que buscam uma ajudinha extra para a dieta. Confira como preparar a bebida!

Por Ana Paula Ferreira

A nutricionista indica o consumo de 100 ml a 300 ml

de kombucha por dia / Foto Ingimage

Milenar na cultura oriental, o kombucha caiu no gosto das famosas e ganhou destaque entre aqueles que buscam uma ajudinha extra para a dieta. Com uma série de benefícios para a saúde, a bebida é feita a partir de leveduras e bactérias benéficas (acetobacter) que fermentam o chá preto misturado com açúcar.

No entanto, a nutricionista e chef de cozinha Carina Müller explica que o kombucha deve ser considerado um alimento e não um medicamento de uso terapêutico. “Trata-se de um probiótico, isto é, alimento com organismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas, oferecem benefícios à saúde”, ressalta ela.

Para que você também possa aproveitar as propriedades desta bebida, a profissional ensinou a forma correta de prepará-la em casa. Sua indicação é que seja consumido de 100 ml a 300 ml por dia. Anota aí!

Prepare um chá (pode ser preto ou verde), misture o açúcar (que será o alimento dos microrganismos) e deixe esfriar até uma temperatura amena antes de colocar a colônia, para que esta não morra devido à alta temperatura. Em seguida, coloque em um vidro, adicione a colônia com mais 10% do líquido de outro Kombucha, cubra com um pano limpo e amarre com um barbante ou elástico para não entrar nenhum inseto. 

A fermentação deve acontecer de 6 a 10 dias, dependendo da temperatura ambiente. O vidro deve ficar num local arejado e sem luz direta. Depois coe e está pronto para o consumo. 

Dicas

Se quiser uma bebida mais gaseificada como um refrigerante ou espumante por exemplo, deve-se fazer a segunda fermentação. Desta vez, em garrafas PET onde é possível fechar e retirar totalmente o ar de dentro para uma fermentação anaeróbica (uma técnica um pouco mais sofisticada). 

O produto final é uma bebida levemente carbonatada com ácidos orgânicos, vitaminas, minerais e os componentes presentes nos chás naturalmente, tais como antioxidantes (flavonoides e catequinas), cafeína e aminoácidos, ou seja, uma bebida rica nutricionalmente. 

Atenção: Apesar de não possuir toxidade, o preparo do Kombucha deve ser muito cuidadoso, todos os utensílios devem ser esterilizados e limpos antes do uso para evitar contaminação da bebida por microrganismos.