Além de ajudar na perda de peso, a reeducação alimentar é superimportante para a saúde de qualquer indivíduo

Reportagem: Camila Saipp

reeducação alimentar

Frutas, legumes e verduras são alguns dos alimentos indispensáveis na reeducação alimentar
Foto: Danilo Borges 

Emagrecer com saúde não é uma tarefa nada fácil. Dietas malucas e passar horas sem se alimentar podem até reduzir as medidas rapidamente, mas com certeza trarão alguma consequência futura. Para evitar qualquer problema, nutricionistas e profissionais da saúde desenvolveram a reeducação alimentar, que visa o equilíbrio orgânico, o peso ideal e saudável e a saúde plena do indivíduo.

De acordo com a nutricionista Brunna Mendonça, do Dietas Delivery, ter uma alimentação equilibrada, balanceada e variada é importante para conseguir nutrir as nossas células adequadamente. “Pessoas que não consomem frutas, verduras e legumes podem ter um desequilíbrio no organismo por deficiência desses nutrientes e o resultado podem ser algumas alterações como: cansaço, acne, sintomas da TPM, compulsão alimentar, ansiedade, irritação, intestino preso, hiperatividade, depressão, falta de energia, dificuldade em perder peso e, futuramente, doenças crônicas”, afirma a especialista.

Por isso, uma regra importantíssima desse método é a variedade de alimentos consumidos ao longo do dia, já que cada um conta com vitaminas e minerais diferentes. “Além da alimentação saudável, adquirir hábitos como mastigação adequada, fracionamento, boa noite de sono, ingestão de água e exercícios físicos são fatores importantíssimos para a saúde e o emagrecimento sadio”, indica Brunna.

Em quatro dias de dieta já é possível notar algumas melhoras, como mais disposição e energia para realizar atividades diárias, diminuição da ansiedade e da compulsão alimentar, sensação de bem estar e emagrecimento. “A perda de peso depende de cada pessoa, do metabolismo de cada uma, das atividades diárias, se faz ou não exercícios físicos, entre outros fatores, mas a média de emagrecimento é de 1 kg por dia”, finaliza a nutricionista.

Confira o cardápio de uma dieta com reeducação alimentar