A fruta elenca uma série de propriedades benéficas capazes de ajudá-la a fazer as pazes com a balança de uma vez por todas. Veja motivos para você começar a comer coco

Por Rita Santander | Edição Caroline Randmer | Foto Marcelo Resende/Escala Imagens | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Muitas frutas dão origem a derivados vegetais que ampliam ainda mais os benefícios de seu ingrediente-base, mas poucas são tão versáteis quanto o coco.  Das versões verde ou seca, é possível extrair produtos como manteiga, farinha, água, leite, óleo e açúcar, além, é claro, do consumo da fruta in natura.

Isso acontece porque os produtos feitos a partir do coco conservam a maior parte das qualidades da fruta, como os ácidos graxos, uma gordura boa que vai direto para o fígado a partir do trato digestivo e é utilizada como fonte de energia rápida, não se acumulando em forma de pneuzinho quando presente em uma dieta equilibrada. Essa característica faz do coco e de seus derivados ótimos aliados para o emagrecimento. E mais: de acordo com Carolina Renofio Portezan, nutricionista e gerente de unidade da Apetit, de Londrina (PR), a presença de triglicerídeos de cadeia média (TCM) do coco aumenta o gasto de energia e contribui ainda mais com a perda de peso.

Superfruta

A polpa do coco é rica em flavonoides que combatem doenças cardíacas, reduzem o risco de câncer, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, estimulam a produção de enzimas que reforçam a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Queima gordura

A Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa na qual incluiu o óleo de coco nas principais refeições dos participantes do estudo. Em alguns meses, eles apresentaram perda de peso considerável, com resultados ainda mais expressivos com relação à perda de gordura abdominal: sete vezes mais queima de gordura do que pessoas em uma dieta sem o óleo de coco. A farinha de coco também colabora no processo de emagrecimento.

Para obter os benefícios, vale consumir duas colheres (sopa)  por dia. O ingrediente tem o poder de reduzir cerca de 10% da sua ingestão de calorias, já que aumenta a sensação de saciedade. 

Quer conferir mais sobre os benefícios dos alimentos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!