Se você é vegetariano, que tal experimentar um cardápio semanal saudável para o seu almoço? Confira!

Texto: Ivonete Lucírio | Adaptação: Nathália Henrique

Cardápio saudável para vegetarianos

Foto: Danilo Tanaka

Segunda-feira = 340 calorias

1 hambúrguer de quinoa com abobrinha + 2 pegadores de macarrão com lâminas de cenoura + 3 col. (sopa) de molho de tomate natural com ervas + 1 nectarina

Vantagens: Todos os alimentos escolhidos resistem bem a uma refrigeração mínima. Além disso, a combinação da quinoa com a cenoura fornece uma série de vitaminas importantes para o desempenho das funções corporais do dia a dia.

Terça-feira = 320 calorias

 2 col. (servir) de risoto de grãos + 1 pera

Vantagens: O prato saudável à base de grãos integrais aumenta muito a saciedade depois da refeição. Assim, apesar das baixas calorias, você não vai ficar com fome uma hora depois. 

Quarta-feira = 560 calorias

1 prato de salada de agrião com 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 3 rodelas de pepino, 2 ramos de brócolis e 4 tomates cereja, temperada com limão e 1 col. (chá) de azeite + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 col. (sopa) de feijão + 1⁄2 batata cozida + 1 pedaço pequeno de quibe assado de soja + 1 laranja 

Vantagens: Apesar de a opção ser um pouco mais calórica, a soja presente garante um bom aporte de proteínas para os vegetarianos que não consomem o nutriente animal. 

Quinta-feira = 470 calorias

1 prato de salada de folhas verdes com semente de girassol + 1 pegador de shiitake refogado no molho de shoyu, alho e mel + 3 col. (sopa) de arroz integral com açafrão e lentilha + 1 cacho pequeno de uvas.

Vantagens: O maior problema que as pessoas enfrentam ao levar comida de casa é repetir a mesma combinação dia após dia, mas o shiitake com molho especial e o açafrão quebram a monotonia do paladar. 

Sexta-feira = 450 calorias

3 col. (sopa) de salada de feijão-branco com tomates secos + 1 filé de salmão médio + 2 col. (sopa) de arroz negro cozido + 1 porção de espinafre refogado no alho + 2 castanhas-do-pará. 

Vantagens: O peixe é rico em proteínas e em ômega-6, que, além de proteger o coração, melhora o raciocínio.

Revista Corpo a Corpo | 303