Se você costuma evitar comer coco pelas calorias, é melhor reavaliar essa decisão. A fruta contém gordura, sim, mas só as saudáveis! Conheça seus benefícios e 3 receitinhas

Por Caroline Randmer | Adaptação Ana Paula Ferreira

O coco é hidratante, anti-inflamatório e energizante. Aposte

nas receitas com a fruta! / Foto Shutterstock

Se você é daquelas que adoram comer coco, mas evitam a fruta pelas calorias, pense duas vezes. O branquinho contém gordura, sim, mas só as saudáveis, capazes de aumentar o nível do colesterol bom — o HDL — e de proteger o organismo contra uma série de doenças cardiovasculares.  Seu consumo também ajuda a regularizar o nível de hormônios responsáveis por manter a ansiedade sob controle. Mas isso não é tudo. 

O coco ainda é hidratante, anti-inflamatório e energizante. Além disso, substâncias em sua composição auxiliam no derretimento dos estoques gordurosos, fazendo dele o alimento perfeito para quem quer eliminar de vez os quilos extras. “O ácido láurico e o monolauril estimulam a oxidação dos ácidos graxos, ou seja, favorecem a queima de gordura corporal”, conta Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga da Estima Nutrição, de São Paulo (SP).

Que tal colocar o coco no cardápio? Selecionamos três receitas deliciosas para você tirar proveito de todos os benefícios da fruta — só não vale exagerar

Smoothie de abacaxi com leite de coco e coco

Tempo de preparo: 3h 10min.
Rendimento: 2 copos
Calorias por copo: 212 cal.

Ingredientes

4 fatias de abacaxi
5 col. (sopa) de leite de coco
3 col. (sopa) de coco em pedaços

Modo de preparo

Pique as fatias de abacaxi e reserve no congelador por 3 horas.  Depois, bata-as com o restante dos ingredientes (o leite de coco e o coco) em um liquidificador. Sirva logo em seguida.

Bacon de coco

Tempo de preparo: 18 min.
Rendimento: 20 porções
Calorias por porção: 36 cal.

Ingredientes

3 xíc. (chá) de flocos de coco
3 col. (sobremesa) de molho de soja
1 col. (sobremesa) de fumaça líquida*
2 col. (sobremesa) de mel

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque os flocos de coco e regue-os com o molho de soja, a fumaça líquida e o mel.  Mexa bem até que todos estejam cobertos pela mistura. Distribua em uma assadeira forrada com papel- -alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180° por 7 minutos, vire-os e deixe-os assando por mais 7 minutos.

Brigabeijinho de tâmara

Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 25 porções
Calorias por porção: 67 cal.

Ingredientes

25 tâmaras sem caroço
½ xíc. (chá) de nozes
½ xíc. (chá) de coco ralado ao natural
2 col. (sopa) de cacau em pó
¼ de col. (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Coloque as tâmaras de molho em uma vasilha com água morna por 15 minutos. Em um processador, triture as nozes. Adicione o cacau em pó,  a essência de baunilha e o coco. Misture até ficar homogêneo. Escorra a água das tâmaras e junte-as ao processador. Triture até que sejam totalmente incorporadas ao preparo. Molde as bolinhas do tamanho que preferir, cubra com coco ralado e armazene em um recipiente fechado na geladeira até a hora de servir.

Quer saber mais sobre os benefícios dos alimentos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!