O cozimento conserva os nutrientes dos alimentos, diminui o valor calórico da preparação e ainda deixa a comida mais suculenta. Fora isso, é um método rápido, simples e prático que pode ser incorporado facilmente no dia a dia

Por Camila Bichuetti | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Você sabia que o cozimento no vapor diminui a necessidade de sal e de adição de gordura dos alimentos? Além disso, esse processo possibilita aromatizar melhor as preparações com as ervas, o que realça o sabor natural dos ingredientes.

“Ao deixar as preparações mais úmidas, a necessidade de gordura diminui em alguns casos como bolos, pães e carnes. Então, além de resultar em pratos mais saudáveis, dessa forma é possível prevenir doenças como hipertensão, doenças cardíacas, além de melhorar o aporte de vitaminas e minerais do organismo, importantes em diversas funções no organismo”, explica Maria Cecília Corsi, chef e nutricionista da clínica Livlight, de São Paulo.

Abaixo, a profissional listou algumas dicas de cozimento para que você aproveite todos os benefícios dos alimentos:

- O tempo de cozimento é extremamente importante para que a receita fique com a textura ideal, pois pouco tempo pode deixar o alimento duro e muito tempo pode deixá-lo mole.

- Corte os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.

- Tome cuidado com o vapor ao abrir o recipiente.

- Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.

- Fique de olho na quantidade de água para que não seque, senão a temperatura irá baixar e o cozimento para.

- Coloque os alimentos afastados um do outro. O ideal é utilizar um recipiente com grelha para que o vapor circule melhor.

- Capriche nas ervas: você pode fazer um buquê de ervas e colocar ao lado dos alimentos, ajudando a aromatizar a preparação.