Típico do outono, o caqui é um ótimo aliado da saúde de quem pratica atividade física. Conheça seus benefícios!

Por Ana Paula Ferreira

Flexível, o caqui é um ingrediente que combina com

receitas doces e salgadas / Foto Shutterstock

Com a chegada do outono, é comum encontrarmos caqui em peso nas gôndolas dos mercados. Típico desta estação, o fruto faz bonito em questão de saúde, sendo um ótimo aliado do cardápio de quem pratica atividade física, além de ajudar na saciedade e bom funcionamento do intestino. “No período da safra, os alimentos sempre estão com mais nutrientes e com melhor sabor. No caso do caqui, o pico vai de março a maio e nesse período é mais fácil comprar caquis de qualidade e mais saborosos”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. 

Abaixo, a profissional listou 4 curiosidades sobre a fruta. Confira! 

1. Não é tomate! 

Alguns tipos do fruto possuem cor avermelhada, o que faz com que ele se pareça com o tomate. Ambos são ótimas fontes de licopeno – antioxidante fundamental na prevenção do câncer de próstata e aliado no fortalecimento da nossa imunidade. Apesar da semelhança na aparência e no teor de alguns nutrientes, eles são frutas diferentes. 

2. Mole ou duro? 

Depende da variedade! Os caquis mais moles – como o taubaté e o rama forte - possuem mais taninos, o que dá a sensação de “amarrar a boca” e, por isso, devem ser consumidos mais maduros. Já as variedades fuyu, kyoto e giombo não possuem taninos, tem a polpa mais firme e crocante e tons mais amarelados. 

3. Aliado dos praticantes de atividade física 

Em relação a nutrientes, o caqui possui vitaminas C e E, que ajudam a fortalecer as defesas do nosso organismo. Possui alto teor de açúcar, sendo uma fruta energética e seu teor de potássio é ótimo para quem faz atividades físicas e precisa repor esse mineral perdido no suor. A quantidade de fibras dos caquis ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino. 

4. Sucesso em pratos salgados e doces 

O caqui tem sabor adocicado, sendo uma ótima opção de sobremesa para quem gosta de um docinho após as refeições. Além disso, é uma fruta prática para levar de lanche, pois pode ser consumida inteira. Fica ótimo em pratos doces, como mousses e geleias, mas também pode ser usado para compor saladas e molhos para carnes ou massas. Vale lembrar que as preparações quentes fazem com que os caquis percam a vitamina C, pois ela é sensível ao calor.